PUBLICIDADE

Decreto implanta abertura e fechamento por regiões de Goiânia

Foto: Divulgação

O prefeito Rogério Cruz, se reunião na tarde desta quinta-feira (25) com representantes de entidades empresariais, para definir a reabertura do comércio em Goiânia, com algumas restrições. Na ocasião, ficou definida a retomada das atividades de forma escalonada, por região, além de diferentes horários de funcionamento.

A flexibilização está prevista para início na próxima segunda-feira (29) e o novo decreto deverá ser publicado ainda nesta sexta-feira (26). A proposta da prefeitura apresentada ao Fórum Empresarial foi de divisão do município em seis regiões, sendo que cada uma delas abriria durante três vezes na semana.

PUBLICIDADE

“Cada uma dessas seis regiões funcionaria três dias da semana. Então, três regiões abririam sábado, segunda e terça e três regiões, quarta, quinta e sexta. E com alguns horários escalonados”, explicou Marcelo Baiocchi, presidente da Federação do Comércio do Estado de Goiás.

Baiocchi alegou, ainda que foi proposta por parte dos empresários, a abertura de todo o comércio aos sábados. “Nós propusemos que houvesse a possibilidade de todos abrirem aos sábados, porque o melhor dia do comércio é o sábado, e mais três dias da semana, totalizando quatro dias de abertura na semana, para cada região”, ponderou. “A vontade é voltar à normalidade. Mas sabemos que o momento não proporciona isso”, ressaltou.

PUBLICIDADE

Aos domingos, todo o comércio deve permanecer fechado, com exceção de drogarias, supermercados e serviços de saúde, consideradas atividades essenciais, que podem abrir todos os dias, independente do escalonamento regional.

Leia Também

No modelo apresentado pela prefeitura, os bares e restaurantes, além de pit dogs e lanchonetes, poderão funcionar das 10h às 22h, sem restrição de horário para delivery. Cultos e missas podem ser realizados com 30% de capacidade, dentro do funcionamento dos módulos e também aos domingos, com um intervalo de três horas entre as reuniões. Academias também poderão reabrir, com 30% da capacidade e por meio de agendamento.

PUBLICIDADE

Estabelecimentos como shopping centers e galerias permanecem fechados, no período em que as regiões nas quais estão inseridos estiverem com proibição de fechamento. Entre as exceções ao fechamento estão, ainda, as atividades de construção civil, que podem funcionar de segunda a sexta-feira, desde que os empresários transportem os operários.

De acordo com Rogério Cruz, outros pequenos pontos podem ser ajustados, “dentro daquilo que for possível”, de forma que o cuidado com a saúde seja mantido. “Nós temos que ser sensíveis a todas as situações. Hoje, nós ainda estamos vivendo o pico da pandemia, mas é um pico que está estabilizado. Está um pico, mas, porém estabilizado e por isso nós definimos, a partir de segunda-feira, apresentando novo decreto, dando essa sustentabilidade à economia da nossa cidade”, ponderou.

O prefeito de Goiânia avaliou a reunião com o Fórum Empresarial como produtiva, dando destaque à importância do diálogo para a decisão de medidas. “Eu acho que o diálogo é muito importante para decidirmos juntos a situação da nossa cidade”, disse.

Categorias: Cidades Notícias
Mel Castro: