PUBLICIDADE

Defesa Civil de Goiânia reforça orientações sobre cuidados com a saúde e prevenção a incêndios florestais

A Defesa Civil de Goiânia intensificou os alertas sobre os cuidados com a saúde e a prevenção a incêndios florestais durante o período de estiagem. Nesta segunda-feira (26/8), a cidade ainda está sob influência da densa camada de fumaça que tomou conta da cidade no domingo (25/8) e que deve persistir por mais dois dias.

Com os últimos dias marcados por incêndios em várias regiões, a qualidade do ar em diversas regiões do Brasil está afetada. Segundo o site Weather.com, a qualidade do ar em Goiânia nesta segunda-feira (26/8) é insalubre, com índice de 161. Esse Índice de Qualidade do Ar (AQI) insalubre é considerado entre 150 e 200, o que pode fazer com que toda a população sinta os efeitos na saúde, e os grupos sensíveis possam apresentar efeitos mais sérios.

PUBLICIDADE

Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), não há previsão de chuva para a semana, e o clima deve se manter estável, com sol e poucas nuvens. A umidade relativa do ar pode variar entre 20% e 80%, e as temperaturas vão variar entre mínimas de 14°C e máximas de 33°C. Meteorologistas explicam que a estabilidade atmosférica e a ausência de chuvas dificultam a dispersão dos poluentes, enquanto os ventos espalham a fumaça por diversas áreas. Contudo, há expectativa de melhora na qualidade do ar com a redução das queimadas e a influência dos ventos.

Confira orientações para prevenir incêndios florestais:

PUBLICIDADE
  • Nunca descarte lixo em áreas de vegetação, especialmente materiais inflamáveis como vidros, plásticos ou latas, que podem iniciar incêndios ao entrar em contato com o sol.
  • Não jogue pontas de cigarro acesas em locais secos ou pela janela do carro. Esse gesto aparentemente inofensivo pode desencadear um incêndio de grandes proporções.
  • Propriedades e terrenos próximos a áreas verdes devem ser mantidos limpos, com o mato cortado, e livres de materiais inflamáveis.

Se um incêndio for avistado, ligue para o Corpo de Bombeiros (193) ou para a Defesa Civil (153) assim que detectar um foco de incêndio. Informe a localização exata para que o combate seja rápido e eficaz. “Com ações preventivas e reativas, a Defesa Civil de Goiânia continua trabalhando independentemente das condições climáticas. Nesse período de estiagem, a prevenção e o cuidado com a saúde são fundamentais”, reforça o coordenador municipal da Defesa Civil, Robledo Mendonça.

Leia Também

Confira orientações gerais para dias de baixa umidade do ar:

PUBLICIDADE
  • Procure manter o corpo sempre hidratado. Portanto, beba bastante água, mesmo sem sentir sede. Na hora do lanche ou da sobremesa, dê preferência a frutas ricas em líquidos, como melancia, melão e laranja. Em especial, fique atento à hidratação das crianças, idosos e de doentes;
  • Aplique soro fisiológico no nariz e nos olhos para evitar o ressecamento;
  • Evite a prática de exercícios físicos ao ar livre entre as 10h e as 17h;
  • Use produtos para hidratar a pele do rosto e do corpo, pelo menos depois do banho e na hora de dormir;
  • Coloque chapéus e óculos escuros para proteger-se do sol;
  • Aproveite o vapor produzido pela água durante o banho para lubrificar as narinas;
  • Coloque toalhas molhadas, recipientes com água ou vaporizadores nos quartos de dormir;
  • Evite aglomerações e a permanência prolongada em ambientes fechados ou com ar-condicionado, pois o ressecamento das mucosas aumenta o risco de infecções das vias aéreas;
  • Mantenha a casa sempre limpa e arejada. O tempo seco aumenta a concentração de ácaros, fungos e da poeira em móveis, cortinas e carpetes;
  • Procure não usar vassouras que levantam o pó por onde passam. Dê preferência a aspiradores ou panos úmidos;
  • Ligue ventiladores de teto no modo “exaustor”, com ar direcionado para cima. Ligados para baixo, no modo “ventilação”, esses equipamentos levantam a poeira, que se mistura ao ar;
  • Lave as mãos com freqüência e evite colocá-las na boca e no nariz.
Categorias: Cidades
Redação - Altair Tavares: