A Defesa Civil de Goiânia intensificou os alertas sobre os cuidados com a saúde e a prevenção a incêndios florestais durante o período de estiagem. Nesta segunda-feira (26/8), a cidade ainda está sob influência da densa camada de fumaça que tomou conta da cidade no domingo (25/8) e que deve persistir por mais dois dias.
Com os últimos dias marcados por incêndios em várias regiões, a qualidade do ar em diversas regiões do Brasil está afetada. Segundo o site Weather.com, a qualidade do ar em Goiânia nesta segunda-feira (26/8) é insalubre, com índice de 161. Esse Índice de Qualidade do Ar (AQI) insalubre é considerado entre 150 e 200, o que pode fazer com que toda a população sinta os efeitos na saúde, e os grupos sensíveis possam apresentar efeitos mais sérios.
Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), não há previsão de chuva para a semana, e o clima deve se manter estável, com sol e poucas nuvens. A umidade relativa do ar pode variar entre 20% e 80%, e as temperaturas vão variar entre mínimas de 14°C e máximas de 33°C. Meteorologistas explicam que a estabilidade atmosférica e a ausência de chuvas dificultam a dispersão dos poluentes, enquanto os ventos espalham a fumaça por diversas áreas. Contudo, há expectativa de melhora na qualidade do ar com a redução das queimadas e a influência dos ventos.
Confira orientações para prevenir incêndios florestais:
Se um incêndio for avistado, ligue para o Corpo de Bombeiros (193) ou para a Defesa Civil (153) assim que detectar um foco de incêndio. Informe a localização exata para que o combate seja rápido e eficaz. “Com ações preventivas e reativas, a Defesa Civil de Goiânia continua trabalhando independentemente das condições climáticas. Nesse período de estiagem, a prevenção e o cuidado com a saúde são fundamentais”, reforça o coordenador municipal da Defesa Civil, Robledo Mendonça.
Confira orientações gerais para dias de baixa umidade do ar:
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta quarta-feira (2), proibir revistas íntimas vexatórias em visitantes…
A Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta quarta-feira (2), o Projeto de Lei 2.088/2023, que…
O Governo de Goiás, por meio do Goiás Social, da Agência Goiana de Habitação (Agehab)…
Valores referentes ao período em que ficaram suspensos desde 2024, poderão ser parcelados de 5…
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou nesta quarta-feira (2) o…
O prefeito Sandro Mabel assinou, nesta quarta-feira (2/4), convênio com a Empresa Estadual de Processamento…
Este site usa cookies para aperfeiçoar a navegação