Cidades • atualizado em 27/09/2025 às 16:04

Defesa Civil testa envio de alertas de emergência em celulares nesta tarde em Goiânia

A ação faz parte da implantação do sistema Defesa Civil Alerta (DCA), do Governo Federal, que entra em operação no dia 1º de outubro
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Defesa Civil Municipal, realiza neste sábado (27/9), um teste experimental de envio de alertas de emergência para celulares em toda a capital. A ação integra o processo de implantação do Defesa Civil Alerta (DCA), ferramenta do Governo Federal que passa a ser oficialmente disponibilizada à população a partir do dia 1º de outubro.

O sistema envia mensagens em tempo real, via tecnologia Cell Broadcast (CBS), diretamente para qualquer aparelho conectado na cidade, inclusive em modo silencioso, sem necessidade de aplicativo ou desbloqueio da tela. Em situações reais de risco, como alagamentos ou tempestades severas, as notificações orientam os cidadãos sobre como agir para reduzir danos e salvar vidas.

Segundo a Defesa Civil, a tecnologia já foi testada nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste, com mais de 420 alertas enviados desde dezembro de 2023. O sistema funciona em aparelhos 4G ou 5G e opera a partir da definição prévia de áreas de risco. Em Goiânia, a ferramenta chega em um momento de intensificação do período chuvoso e reforça as medidas preventivas coordenadas pelo Gabinete de Crise e demais órgãos da Prefeitura.

O teste desta tarde é uma simulação, mas representa um passo importante para que Goiânia esteja cada vez mais preparada para enfrentar fenômenos naturais com segurança e agilidade.

“O sistema permite que pessoas em áreas de risco recebam automaticamente um alerta no celular. A tela é bloqueada com mensagem sonora e vibratória, além de orientações sobre como proceder”, explica o coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil, Robledo Mendonça.

Leia Também

Leia mais sobre: Cidades

Altair Tavares

Editor do Ciberjornal que sucedeu desde fevereiro de 2025 todo o conteúdo do blog www.altairtavares.com.br . Atuante no webjornalismo desde 2000. Repórter, comentarista e analista de política. Perfil nas redes sociais: @altairtavares