A Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS) iniciou nesta quinta-feira, (07/12), a vacinação de reforço com a vacina bivalente contra Covid-19. A nova dose está disponível para todos os moradores acima de 60 anos e imunossuprimidos acima de 12 anos.
A vacina bivalente é produzida pela Pfizer e protege contra duas variantes do coronavírus: a original e a ômicron. Ela é indicada para pessoas que já receberam duas doses iniciais e um reforço com a vacina de plataforma de RNA mensageiro.
Para receber a vacina bivalente, é necessário ter sido vacinado contra a covid há mais de seis meses. Os interessados podem procurar qualquer uma das 35 salas de vacinação de Aparecida com documento de identidade ou certidão de nascimento e cartão SUS ou CPF. Caso seja do grupo de imunossuprimidos é necessário também comprovar a condição por meio de laudo médico. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de algum responsável.
“A covid deixou de ser considerada emergência em Saúde Pública de Importância Internacional, mas continua infectando pessoas. Nesse sentido, nós continuamos incentivando a vacinação, que é a melhor estratégia de prevenção e controle para a diminuição da transmissão do vírus”, afirma o secretário de Saúde de Aparecida, Alessandro Magalhães.
A coordenadora de Imunização, Renata Cordeiro, destaca que a atualização do esquema vacinal com a bivalente protege os moradores contra novas linhagens do SARS-CoV-2: “O vírus sofre mutações e a ciência monitora essas transformações. Assim, os imunizantes podem acompanhar as mudanças e aumentar a proteção contra as novas variantes. Aproveitem a oportunidade e se protejam!”