Os casos de Covid-19 em Goiás voltaram a crescer, e com isso o estado entra em alerta. Em duas semanas, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO) registrou o dobro de casos, saindo de 1,4 mil na última semana de abril, para 2,8 mil até o dia 13 deste mês.
Goiás já começa registrar também crescimento nas internações por conta da doença. Durante o mês de abril houve seis solicitações de leitos exclusivos para internação contra Covid-19, este número triplicou, somente neste mês, foram feitas 18 solicitações.
Na última atualização do Painel da Covid-19 da SES-GO desta terça-feira (16), haviam 285 leitos de UTI disponíiveis, destes, 54 estavam ocupados.Até a última semana haviam 47 internações nas enfermarias das 1.188 vagas, ou seja 3,9% ocupadas.
Com o avanço de casos da Covid-19 em todo estado, população correm para os locais de atendimento em busca do teste rápido. Em Goiânia, diariamente a prefeitura disponibiliza vários locais para testagem. O atendimento ocorre por demanda espontânea, não sendo necessário agendamento. Basta comparecer em algum dos locais com documentação em mãos. Saiba onde fazer testagem em Goiânia esta semana.
Em Aparecida de Goiânia a busca por testagem para Covid-19 também cresceu nas últimas semanas. O município saiu de 5,43% de testes aplicados entre os dias 17 e 23 de abril, para 21,73% somente nesta semana, conforme aponta reportagem de O Popular desta terça-feira (17).
Leia Também
Desde o início da pandemia, em todo estado foram 1,3 milhão de testes positivos para a Covid-19, segundo dados da última atualização do Boletim Informativo da Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO) que foi publicada pela pasta nesta terça-feira.
Flexibilização do uso de máscara
Com a retomada de eventos e da desobrigação do uso de máscaras em ambientes abertos e fechados em Goiás, gestores dizem que observam o fenômeno com mais cuidado. Há receio de que o número de infecções volte a crescer, principalmente porque a população praticamente ”abandonaram” as máscaras.
O governador Ronaldo Caiado (UB) anunciou nesta terça-feira (17) que testou positivo para a Covid-19 e cancelou toda a sua agenda política para esta semana, para se recuperar da doença em no Palácio das Esmeraldas, onde ficará em isolamento. É a primeira vez que o governador testa positivo para a doença.
Em nota, a assessoria do governador Ronaldo Caiado afirmou que o governador está isolado e seguindo os protocolos médicos para o tratamento da doença e manterá a população informada sobre seu quadro de saúde e só retomará as atividades públicas quanto testar negativo. A primeira-dama Gracinha Caiado também fez o teste e o resultado para Covid-19 foi negativo.
“Estou em isolamento e seguindo todos os protocolos médicos para o tratamento da doença. Só retornarei as atividades públicas quando testar negativo”, disse o governador nas suas redes socais.
Leia também: