A Enel Distribuição Goiás promove, entre os dias 11 e 16 de agosto, um grande mutirão de manutenções preventivas na rede elétrica de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Trindade, Inhumas, Nerópolis e Posselândia, com o objetivo de preparar o sistema elétrico para os próximos períodos de queimadas e de chuvas. Essa é a segunda edição deste grande mutirão, que já aconteceu na região sul do Estado no fim de julho.
Durante toda essa semana, 324 profissionais, divididos em 68 equipes, realizarão podas de árvores que estão em contato com a rede elétrica, limpezas de faixas de servidão, que são faixas de terra debaixo de todo o percurso das linhas de transmissão e/ou distribuição, instalação de 2200 espaçadores e substituição de 100 estruturas da rede elétrica em mau estado de conservação, como postes, cruzetas, isoladores, para-raios e conectores. Devido ao atual cenário de pandemia, durante as atividades, todos os colaboradores envolvidos usarão, além dos equipamentos de proteção individuais e coletivos tradicionais, máscaras e álcool em gel, conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS).
As ações seguirão o seguinte cronograma: terça (11), quarta (12) e quinta-feira (13), as manutenções serão realizadas em Aparecida de Goiânia, com foco nos bairros do Setor Madre Germana I e II, Jardim Dom Bosco, Jardim Alto Paraíso e Jardim Tiradentes e na cidade de Nerópolis. Na sexta-feira (14), as ações acontecem na zona rural de Posselândia. Em Trindade, o mutirão acontece também na sexta (14) e se estende até sábado (15). Em Goiânia, o trabalho de manutenção também se inicia na sexta (14) e vai até domingo (16), o foco será os bairros Jardim Floresta, Setor Maysa e o Centro da cidade. Ainda no domingo (16), as equipes da Enel vão atuar na zona rural de Inhumas.
O diretor-presidente da Enel Distribuição Goiás, José Luis Salas, ressalta que as realizações desses mutirões de ações preventivas trarão melhorias para o fornecimento de energia de milhares de clientes goianos, entre residências, propriedades rurais, indústrias e comércios. “Os mutirões são um complemento às manutenções rotineiras já realizadas pela empresa e contará com investimento de cerca de R$ 380 mil, reforçando o compromisso da companhia com o Estado de Goiás”, explica Salas.
“Para se ter uma ideia do tamanho desta ação, em uma semana, nós realizaremos cerca de 1.120 podas, corrigiremos cerca de 220 pontos com estruturas degradadas e limparemos aproximadamente 50.000 m² de faixa de servidão. Será uma grande operação com engenheiros, técnicos de segurança e eletricistas, além de carros, camionetes e caminhões”, descreve José Luis.
Leia Também
Além das equipes tradicionais, que trabalham com o sistema elétrico desligado, também serão utilizadas equipes de Linha Viva, que contam com técnicos especializados para trabalhar com a rede elétrica energizada e reduzir os impactos no fornecimento de energia elétrica durante as atividades.
Na quarta-feira (12/08), a Enel realizará o lançamento do projeto Chuveiro Eficiente, no Residencial JK, na região Noroeste de Goiânia. A companhia vai beneficiar 500 famílias do bairro com a instalação desses chuveiros eficientes, que consomem 33% menos energia que um equipamento convencional. A Enel também levará o projeto de atendimento móvel para cadastrar os clientes aptos a participar do Programa Tarifa Social de Energia Elétrica, um benefício do Governo Federal que pode conceder um desconto de até 65% na conta de energia elétrica dos clientes, e realizar outros atendimentos. Além disso, a empresa já está trabalhando na construção da rede elétrica do bairro com a instalação de postes, transformadores, cabos de energia, vários quilômetros de rede, tudo isso para energizar cerca de 500 casas. A conclusão da obra está prevista para o próximo mês.
Atendimento móvel
Adicionalmente ao mutirão de manutenções, a distribuidora disponibilizará em Goiânia e Trindade uma van de atendimento móvel. Serão disponibilizados todos os serviços oferecidos nas lojas físicas, como cadastro de Cliente Rural, cadastro social Baixa Renda, troca de titularidade, pedido de nova ligação, entre outros. Os atendimentos respeitarão todos os protocolos de segurança e prevenção ao contágio do Coronavírus, definidos pela OMS, e também os decretos de cada município.
As unidades móveis funcionarão das 8h às 18h, na quarta-feira (12) no Residencial JK, na rua JK 13, em Goiânia, em frente à Associação de Moradores e na sexta-feira (14), em Trindade, na Praça Dom Antonio Ribeiro, Santuário.
Leia mais sobre: Enel Distribuição / Enel Goiás / serviços de energia elétrica / Cidades / Notícias