PUBLICIDADE

Estado lança iniciativa para fomento da transformação digital dos municípios

Nesta quarta-feira (15), o programa e-Goiás visa apoiar, fomentar e acelerar a transformação digital nos municípios goianos. A iniciativa do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), em parceria com o Instituto Brasileiro de Administração Pública (Ibap) espera auxiliar os municípios a resolver problemas estruturantes para alavancar seus desenvolvimentos econômicos e promover a redução da pobreza em Goiás.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, José Frederico Lyra Netto explica que a ideia é implementar políticas públicas que utilizem tecnologias digitais exponenciais para promover uma transformação social na vida dos goianos. “Vamos usar a tecnologia como meio de mobilidade social”, destacou. Durante o evento de lançamento foram apresentados os três eixos do programa e-Goiás, que são:

PUBLICIDADE
  • A Rede Estadual de Transformação Digital, um ambiente de compartilhamento de conhecimento e experiências de transformação digital entre os municípios e o estado de Goiás;
  • Maturidade Digital dos Municípios, que tem como objetivo auxiliar os gestores municipais na realização de diagnóstico de maturidade digital local a fim de orientar as políticas públicas municipais;
  • E Inovação Aberta para governos municipais, que consiste na seleção de desafios públicos municipais e chamada de startups para prover soluções.

Premiações

O secretario da Secti informou que o índice de maturidade digital irá resultar em premiações aos municípios. Com esse índice, queremos criar até uma premiação. Até como estímulo. Vamos entender em que estágio está cada um e queremos depois reconhecer e premiar no final do ano para ver quem consegue correr com os trabalhos digitais”, anunciou.

Expectativa

Beneficiados com o programa, os municípios esperam que o Governo ofereça um apoio tecnológico. “A gente precisa de equipamento e treinamento para o nosso pessoal. O interior ainda tem uma defasagem muito grande de conhecimento científico nessa área. Nós, hoje, para se ter uma ideia, o IPTU é entregue no boleto nas casas das pessoas. Então, nós estamos atrasados nessa área digital”, afirmou o prefeito de Itaúçu e vice-presidente da Associação Goiana de Municípios (AGM) Clayton Pereira de Melo.

PUBLICIDADE

Segundo o gestor do município, O projeto trará as informações e as ferramentas que existem no mercado, que muitas vezes a gente no interior não tem nem acesso a elas. “Quando a gente tem o conhecimento e as ferramentas são apresentadas, agiliza o nosso trabalho na conta”, concluiu Clayton. Que espera contar com o programa e-Goiás, também para obter recursos financeiros.

Leia Também

Categorias: Cidades Goiás
Elysia Cardoso: Elysia Cardoso é jornalista