Com baixo estoque de sangue, a Rede Estadual de Hemocentro (Rede Hemo) passa por momentos críticos. Neste período de grandes festas populares e feriados prolongados, prejudicam ainda mais os trabalhos, já que muita gente deixa de doar, enquanto a demanda sobe. De acordo com o Hemocentro, neste momento pós-pandêmico de Covid-19 e com grande número de casos de dengue, inclusive hemorrágica, os estoques dos bancos de sangue não são repostos e apresentam déficit de 20% somente neste ano, o que acende um sinal de alerta.
O hemocentro também faz um alerta para o grande número de acidentes. Dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF) mostram que, em relação ao feriado da Semana Santa 2022, tanto o número de acidentes, quanto o número de feridos nas rodovias federais que cortam Goiás aumentou se comparado ao ano passado, o que também aumenta a demanda por sangue.
Para tentar aliviar a pressão na Rede Hemo, a Faculdade Estácio de Sá, em parceria com o Shopping Estação Goiânia, realiza nesta quarta-feira (20), uma ação de captação para doadores de sangue e cadastro de medula óssea, no interior do centro de compras, das 8h às 16h.
De acordo com a professora e preceptora de Estágio Supervisionado do curso de Biomedicina, da Estácio, Daynara Vilar, a campanha faz parte do projeto social da instituição. “Sabendo que a construção de uma sociedade exige o fortalecimento das práticas de cidadania, e tendo como missão Educar para Transformar, a Faculdade Estácio de Sá tem como objetivo promover através da participação dos alunos, professores e demais colaboradores a realização de atividades sociais de impacto positivo sobre as comunidades. A expectativa da ação é atingir a meta de 120 doações de sangue, além de fortalecer e incentivar a doação de sangue e medula”, afirma.
Ainda de acordo com a professora, que é uma das organizadoras do evento, tais campanhas ajudam a manter a disponibilidade de sangue para quem precisar. “Doar sangue é doar vida! Uma única doação pode salvar até 4 pessoas. Campanhas de captação de doadores de sangue como esta são de extrema importância. Contribuem para a manutenção dos estoques de hemocomponentes nos bancos de sangue, garantindo a disponibilidade dessa bolsa de sangue para quem precisar. Já a doação de medula pode ser a única esperança para quem necessita de um transplante de medula óssea, por isso a importância de se cadastrar como doador”, ressalta.
Leia Também
A diretora-geral da Rede Hemo, Denyse Goulart, reforça a importância da ação e, principalmente, que os voluntários compareçam ao local. ” O Hemocentro procura sempre participar dessas ações, pois é uma forma de conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue, além de levar a Rede Hemo mais próximo do público”, considerou. Já o superintendente do Shopping Estação Goiânia, Herlinton Masson, lembra que apesar da desaceleração da pandemia, as demandas hospitalares seguem altas e, por isso, é fundamental manter os bancos de sangue preparados conforme a demanda.
“É um prazer para o shopping ceder o espaço para essa ação. Nos últimos tempos, além da pandemia, acidentes, cirurgias eletivas ou não, os bancos de sangue estão com grandes demandas, porém com estoques reduzidos, eles não pararam diante de tantas adversidades. São muitas as demandas e o apoio da comunidade é urgente. Quem puder ajudar e auxiliar de alguma forma, essa ação é fundamental. Deixamos sempre o espaço à disposição para esse tipo de iniciativa”, frisa ele.
Um dia de folga no trabalho
Como forma de incentivo, a legislação brasileira prevê um dia de folga no trabalho para o trabalhador com carteira assinada que realizar doação de sangue. Também estão previstas precedência ao agendar exames pelo sistema Único de Saúde (SUS), atendimento prioritário em consultas médicas e odontológicas do SUS, além de desconto de 50% em ingressos em atividades culturais, e isenção de taxas de concursos públicos em alguns estados.
Para a doação é necessário estar saudável, ter peso acima de 50 kg, apresentar documento com foto válido e ter idade entre 16 e 69 anos – antes de completar 18 anos, é necessária uma autorização dos pais ou responsáveis.
Quem está com diagnóstico ou suspeita de Covid-19 e que apresentou sintomas poderão efetuar a doação 10 dias após a completa recuperação. Para quem teve diagnóstico confirmado, mas permaneceu sem sintomas, a doação está permitida após 10 dias da data da coleta do exame. Já quem teve contato com um caso confirmado de Covid-19 durante o período de transmissibilidade poderá doar sangue sete dias após o último contato.
Leia também: