Acompanhamento • atualizado em 07/02/2024 às 22:26

Gêmeas siamesas Kiraz e Aruna em acompanhamento com Zacharias Calil em Goiânia

De acordo com o médico, as gêmeas estão em bom estado geral, mas precisam ganhar mais peso antes de serem submetidas à cirurgia de separação
Dr. Zacharias Calil ao lado dos pais das gêmeas siamesas (Foto: Divulgação)
Dr. Zacharias Calil ao lado dos pais das gêmeas siamesas (Foto: Divulgação)

As gêmeas siamesas Kiraz e Aruna, que completam quatro meses no próximo dia 15, foram consultadas nesta segunda-feira (5) pelo cirurgião pediátrico e deputado federal Dr. Zacharias Calil no Hospital da Criança e do Adolescente (Hecad) em Goiânia. Esta foi a segunda consulta das irmãs, que nasceram unidas pelo tórax, abdômen, bacia e genitália e possuem apenas três pernas. Elas são de Igaraçu do Tietê, a 230 km de São Paulo.

Seus pais, Alessandro Rodrigues e Liliane Cristina da Silva, trouxeram as bebês para acompanhamento com Dr. Zacharias Calil e sua equipe multidisciplinar, que possui vasta experiência em 22 cirurgias de separação de siameses. De acordo com o médico, as gêmeas estão em bom estado geral, mas precisam ganhar mais peso antes de serem submetidas à cirurgia de separação.

“As meninas estão progredindo muito bem. Elas precisam ganhar mais peso e, em cerca de quatro meses, iniciaram o uso de expansores de pele, que permitirão o fechamento das aberturas após a cirurgia”, explica Dr. Zacharias Calil.

Cirurgia complexa exige planejamento detalhado

A cirurgia de separação é complexa e exige planejamento detalhado. Antes do procedimento, as gêmeas precisam completar o ciclo vacinal para garantir sua imunidade. A equipe médica também está trabalhando para garantir o apoio social e financeiro necessário à família durante o processo.

Leia Também

“Estamos acompanhando de perto o desenvolvimento de Kiraz e Aruna e estamos confiantes de que poderemos oferecer a elas a melhor chance de uma vida plena e independente”, afirma Dr. Zacharias Calil.


Leia mais sobre: Cidades

Recomendado Para Você