PUBLICIDADE

Goiânia começa a aplicar dose reforço bivalente contra a Covid-19 em idosos e imunocomprometidos

Vacina contra a Covid-19 (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Goiânia ampliou a vacinação contra a Covid-19 para idosos e imunocomprometidos, a partir de 12 anos. A partir desta sexta-feira (08/12), essas pessoas podem tomar a dose de reforço da vacina bivalente, que protege contra as variantes ômicron e BA.4/5.

Para receber a dose de reforço, é necessário ter recebido a última dose da vacina há pelo menos 6 meses. A vacinação ocorre em todas as 72 salas de vacina do município, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. 

PUBLICIDADE

Nos finais de semana e feriados, as doses seguem sendo disponibilizadas em quatro locais: no Centro Municipal de Vacinação (CMV) e nos Ciams Urias Magalhães, Dr Domingos Viggiano (no Jardim América) e Novo Horizonte.

A medida segue a Nota Técnica n°83/2023 do Ministério da Saúde, publicada na terça-feira (5/12), após identificação de duas novas substâncias de uma variante da Covid-19 no país, a JN.1 e JG.3. Em Goiás não há registro de casos com as novas sub linhagens do vírus.

PUBLICIDADE

O secretário municipal de Saúde, Wilson Pollara, destaca a importância do reforço para proteger as pessoas mais vulneráveis às formas graves da doença. “Sabemos que esse vírus causa maiores complicações nas pessoas mais velhas e com sistema imunológico comprometido, portanto, em caso de infecção, esse reforço aumenta a proteção das pessoas, evitando que desenvolvam as formas mais graves da doença”, diz.

Leia Também

Quem são os imunocomprometidos?

PUBLICIDADE

São aquelas pessoas que o sistema imunológico está comprometido, ou seja, possui baixo mecanismo de defesa. Pacientes com câncer que fazem tratamento quimioterápico ou radioterápico, pessoas com HIV, transplantados, portadores de doença renal crônica que fazem hemodiálise e outras condições médicas que comprometem o sistema imunológico.

Categorias: Cidades
Redação do Blog: