Parceria

Goiânia e Aparecida alinham integração de transporte e ampliam debate sobre metronização

Prefeitos Sandro Mabel e Leandro Vilela discutiram interligação de BRTs, linhas de ônibus e ações conjuntas na divisa, com foco em mobilidade e redução do tempo de viagem
Foto: Alex Malheiros
Foto: Alex Malheiros

O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, recebeu nesta quarta-feira (3) o prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela, no Paço Municipal, para dar continuidade às tratativas sobre transporte público e mobilidade urbana entre as duas cidades. A reunião teve como um dos principais pontos a ampliação do sistema de metronização, que já vem reduzindo o tempo de viagem no transporte coletivo da capital e agora pode ser estendido até o município vizinho.

De acordo com Mabel, equipes técnicas das duas prefeituras — das áreas de transporte e infraestrutura — discutiram a interligação dos corredores de BRT, a integração das linhas de ônibus e soluções para melhorar a fluidez viária na região de divisa, que possui cerca de 26 quilômetros de extensão.

“O transporte público é prioridade. A metronização vai nos ajudar muito a melhorar o dia a dia da população. Desde a campanha defendemos essa atuação integrada entre Goiânia e Aparecida, principalmente nas áreas limítrofes”, afirmou o prefeito da capital.

Leandro Vilela destacou que pretende manter e ampliar as ações conjuntas entre as duas gestões. Segundo ele, a reunião tratou, entre outros pontos, da extensão do BRT Norte-Sul até os setores Cruzeiro do Sul e Veiga Jardim, além de melhorias ao longo do eixo Leste-Oeste. “Estamos aqui para fazer o melhor para Goiânia e Aparecida, pensando na confluência de vias fundamentais para a mobilidade urbana”, disse.

O encontro ocorre após um mutirão realizado no último fim de semana no Jardim Itaipu, na Região Sudoeste de Goiânia, com ações voltadas principalmente a bairros localizados na divisa entre os dois municípios. Na ocasião, Mabel adiantou melhorias previstas para a chamada Rua da Divisa, atualmente estreita e com dificuldades de circulação. O projeto prevê a ampliação da via, com duas faixas em cada sentido e a implantação do BRT, além da criação de conversões à direita livres em alguns semáforos para agilizar o tráfego.

Leia Também

Metronização

Pioneiro entre as capitais brasileiras, o modelo de metronização utiliza semáforos inteligentes com sincronização de tráfego e inteligência artificial, priorizando a passagem dos ônibus e reduzindo o tempo de parada nos cruzamentos. A iniciativa já proporcionou um aumento superior a 30% na velocidade média dos veículos em horários de pico.

“O projeto surgiu da necessidade de melhorar a fluidez sem a realização de grandes intervenções ou obras complexas. A tecnologia permite dar prioridade ao transporte coletivo e aumentar a velocidade nos trechos atendidos”, explicou Mabel.

A metronização foi reconhecida no prêmio Connected Smart Cities 2025 e tem servido de referência para outras cidades brasileiras.

Atualmente, a tecnologia está implantada em dois eixos estratégicos: o BRT Leste-Oeste, com nove cruzamentos e quatro estações entre os terminais Novo Mundo e Praça da Bíblia, e o BRT Norte-Sul, no trecho de 3,7 quilômetros entre o Terminal Isidória e a Praça Cívica, que inclui 12 cruzamentos e oito estações. Em alguns horários, a velocidade média nos corredores chega a 25 km/h.


Leia mais sobre: Cidades