A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), lançou um painel de monitoramento para acompanhar casos suspeitos de intoxicação por metanol, na capital. A ferramenta reúne dados notificados ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) e organiza as informações sobre a ocorrência no município.
O secretário municipal de Saúde, Luiz Pellizzer, explica que o painel auxilia na análise e no planejamento das ações da pasta. “Ele apresenta o número de casos suspeitos, prováveis e descartados, com distribuição por sexo, faixa etária e distrito de residência. Os dados são atualizados conforme o andamento das investigações conduzidas pelas equipes de vigilância”, pontua Pellizzer.
“A ferramenta permite que a equipe técnica acompanhe os casos em tempo oportuno e oriente quais as medidas necessárias em cada situação”, detalha o superintendente de Vigilância em Saúde, Flávio Toledo. De acordo com o superintendente, esse acompanhamento é realizado em conjunto com o CIEVS Goiás e o Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Goiás (CIATOX).
Goiânia registrou quatro casos suspeitos de intoxicação por metanol, sendo um classificado como provável. O paciente, um homem de 30 anos, está internado no Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo). Três outros casos foram descartados após investigação. Em casos suspeitos de intoxicação, a população deve procurar atendimento médico e pode entrar em contato com o CIATOX pelos números 0800 646 4350 ou 0800 722 6001.
Leia Também
Leia mais sobre: Cidades
Altair Tavares

Editor do Ciberjornal que sucedeu desde fevereiro de 2025 todo o conteúdo do blog www.altairtavares.com.br . Atuante no webjornalismo desde 2000. Repórter, comentarista e analista de política. Perfil nas redes sociais: @altairtavares