O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), tem desenvolvido ações para ampliar a assistência à saúde. Em cinco anos, o número de leitos teve um aumento significativo de 124%. Em 2018, o Estado possuía um total de 1.635 leitos de internação de unidade de terapia intensiva (UTI) e de enfermaria, da rede própria e contratualizada. Em 2024, este número saltou para 3.673.
Outro destaque são os leitos para recém-nascidos e crianças em todo o estado, uma demanda antiga. Em cinco anos, a quantidade de leitos de UTI neonatal da rede própria goiana saltou de 8 para 39, o que representa um avanço de quase 400%. O número de UTIs pediátricas saiu de 42 leitos, em 2019, para 84, neste ano, o que caracteriza um aumento de 100%. A quantidade de leitos de enfermaria pediátrica também teve um avanço considerável, saltando de 102, em 2019, para 218 em 2024, o que simboliza um avanço de 113%.
Além dos leitos próprios, a SES-GO também contratualiza outros em unidades de saúde espalhadas pelo estado, incluindo municípios como Catalão, Rio Verde e Anápolis. No caso das UTIs pediátricas, por exemplo, são 13 leitos conveniados neste ano, totalizando 97 com os da rede própria. O Estado contratualiza ainda 18 leitos de UTI neonatais, somando 57 com os leitos de unidades estaduais.
O governador Ronaldo Caiado destaca que o Governo de Goiás não tem poupado esforços em oferecer a assistência à saúde de excelência aos cidadãos em todas as faixas etárias, inclusive nos primeiros dias de vida. “A atenção regionalizada da saúde pública é uma realidade, garantindo serviços de qualidade em todas as áreas e para todas as idades. Isso só é possível com uma gestão séria, focada no bem-estar da população”, assinalou.
Abertura do Hecad
Em 2019, ao assumir a gestão do Estado, o governador priorizou o funcionamento do Hospital Materno Infantil (HMI) que estava sem insumos, com estrutura deficitária e com o atendimento comprometido. O gestor estadual se comprometeu em abrir um hospital especializado em pediatria em Goiás, projeto concretizado após a pandemia com a entrega do Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad).
Leia Também
Na época, só havia na rede própria de Goiás leitos de terapia intensiva pediátrica e neonatal no HMI, leitos de unidade de cuidados intermediários (UCIN) na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes e no Hospital de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT), além de leitos projetados para o Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol).
Inaugurações
O secretário de Estado da Saúde de Goiás, Rasível Santos, antecipa que a oferta de leitos infantis vai aumentar ainda mais neste ano, com as inaugurações e funcionamento de novos hospitais. “Pretendemos cuidar, de forma especial, dos bebês e das crianças, oportunizando a eles a atenção especializada, fundamental para um crescimento saudável”, acentuou.
Quando estiver em pleno funcionamento, em setembro, o Hospital Estadual Ronaldo Ramos Caiado Filho (Heal), em Águas Lindas de Goiás, terá 164 leitos, sendo 40 UTIs. Haverá ainda um cuidado especial para os pequenos, com 10 leitos de UTI pediátrica, 10 leitos de UTI neonatal, 3 leitos de unidades de cuidados intermediário neonatal canguru (UCINCa), 5 leitos de unidade de cuidado intermediário neonatal convencional (UCINCo), 17 leitos de enfermaria pediátrica, 6 leitos de enfermaria pediátrica cirúrgica e 2 leitos na sala vermelha pediátrica.
Rasível ressalta que o Governo de Goiás deve colocar em funcionamento, no início de 2025, a ala infantojuvenil do Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás (Cora), com leitos para o atendimento de pacientes com câncer. Quando estiver em pleno funcionamento (em dois anos), o Cora terá 148 leitos. Entre eles, 6 de UTI pediátrica, outros 5 de UTI para Transplante de Medula Óssea (TMO) pediátrica e 37 leitos de enfermaria pediátrica, divididos entre enfermaria cirúrgica (10), enfermaria TMO (8) e enfermaria clínica (19).
Hospital das Clínicas
Em julho deste ano, a SES-GO participou da inauguração da UTI Pediátrica do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC-UFG), em Goiânia. A unidade passou a contar com 10 leitos pediátricos que auxiliarão na demanda estadual. As tratativas para que a Secretaria de Estado da Saúde assuma a regulação dos leitos do Hospital das Clínicas estão adiantadas e o assunto deve ser discutido e pactuado nas próximas reuniões da Comissão Intergestores Bipartite do Estado de Goiás (CIB). Dessa forma, a regulação será feita diretamente pela SES, com contratualização da secretaria diretamente com o Hospital das Clínicas.