O Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Economia, e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) assinaram um Termo de Cooperação Técnica para integração de dados e troca de informações. O acordo, que tem duração de cinco anos, visa incrementar as ações de fiscalização tributária e de segurança pública.
As informações compartilhadas pelas duas instituições poderão ser utilizadas para identificar indícios de sonegação fiscal, contrabando, descaminho, tráfico de drogas e outros crimes. Além disso, o acordo também prevê a realização de operações conjuntas de fiscalização.
A secretária da Economia, Selene Peres Nunes, destacou que o acordo vai intensificar a parceria que já existe entre as duas instituições e ampliar o trabalho da Economia que, desde abril deste ano, utiliza antenas como parte de um sistema de fiscalização, o Infotrânsito.
“O sistema possibilita o cruzamento das imagens captadas dos caminhões de cargas nas rodovias com o banco de dados da Receita Estadual para detectar a existência de indícios de sonegação fiscal. Se apontada uma possível irregularidade, é emitido alerta para que esse caminhão seja abordado, o que torna o trabalho muito mais assertivo e eficiente”, frisou Selene.
A secretária demonstrou como o novo modelo, com o uso de antenas, tem sido eficiente. De abril a setembro de 2023, o volume de autuações de irregularidades fiscais no trânsito dobrou, frente aos R$ 44 milhões do mesmo período no ano passado.
Leia Também
“As antenas possuem grande efetividade. E agora esse trabalho ganha uma proporção muito maior com o acordo assinado com a PRF que também vai disponibilizar informações de seus equipamentos. Vamos juntar esforços para, no caso da Economia, potencializar o combate à sonegação fiscal e a concorrência desleal”, completou a secretária.
O superintendente da PRF em Goiás, Tiago de Almeida Queiroz, também destacou a importância do acordo. “A integração de dados e informações entre as nossas instituições é fundamental para o combate à criminalidade e à sonegação fiscal. Com isso, vamos melhorar a eficiência das nossas ações e garantir mais segurança para a população goiana”, disse.
Leia mais sobre: Cidades