A primeira-dama e coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado, apresentou nesta terça-feira (30/9) a nova edição da Operação Goiás Alerta e Solidário, voltada à prevenção e socorro imediato em desastres causados por chuvas, especialmente em municípios de alto risco.
A iniciativa integra ações de diversas secretarias, incluindo mapeamento de áreas de risco, instalação de postos da Defesa Civil em 14 municípios estratégicos, alertas via SMS e monitoramento com 280 pluviômetros digitais. Também prevê distribuição de donativos, imunização preventiva e manutenção de rodovias e vias municipais, em parceria com a concessionária Equatorial para atendimento emergencial de energia.
“Não podemos agir apenas emergencialmente; precisamos de uma política preventiva sólida para proteger o povo goiano”, afirmou Gracinha Caiado.
Segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), 54 municípios estarão em nível de atenção em janeiro e 157 em fevereiro, enquanto 50 municípios estão sob observação por estiagem.
O Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO) investiu R$ 30 milhões na operação antecipada, com aquisição de caminhões, drones, Starlinks móveis e equipamentos de proteção, somando mais de R$ 73 milhões em investimentos. “Atuamos com razão e coração, porque estamos falando de salvar vidas”, destacou o coronel Pedro Carlos Borges de Lira.
Leia Também
Na edição anterior, a operação atendeu mais de 80 municípios, distribuindo 37.772 donativos a 20.130 famílias, conforme dados apresentados pelo Governo do Estado.
Leia mais sobre: Cidades