Goiás é o estado brasileiro que mais reduziu as ocorrências de roubos em estabelecimentos comerciais (-28,9%) e de roubos em residência (-29,5%), em 2021, quando comparado com igual período de 2020. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (28), pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, por meio do Anuário Brasileiro de Segurança Pública.
As publicações de comparativos nacionais comprovam essa tendência. “Tenho orgulho de ser governador de Goiás com as forças de segurança mais competente, corajosa e solidária que existe neste País”, comemorou o governador Ronaldo Caiado com o destaque nacional do trabalho da Segurança Pública de Goiás. “A segurança pública hoje é uma realidade porque nosso governador nos dá total autonomia para trabalhar. É uma das vertentes de governo. É uma das marcas que estamos deixando, é um legado”, avaliou o secretário de Segurança Pública de Goiás Renato Brum.
Ocorrências de roubo de veículos
De acordo com o do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, Goiás também está em destaque na redução de roubo de veículos. A queda aferida dessa natureza criminal foi de 31,3%, enquanto a média nacional é de -4%. O percentual de diminuição é o segundo maior do país, ficando atrás somente do Rio Grande Sul (-38,9%). Levando em consideração a taxa de ocorrência por 100 mil habitantes, os indicadores goianos continuam em evidência: Goiás é o estado brasileiro com a segunda a menor taxa de roubo de veículos: 39,9 por cada 100 mil habitantes, quando a taxa nacional é de 128,5 X 100 mil/hab, ficando atrás somente do Mato Grosso do Sul, que apresentou taxa de 28,6 X 100 mil/hab.
Os registros desta modalidade criminosa saíram de uma média diária de 27,7 casos no estado, em 2018, para 4,6 em 2021. Os números que comprovam a queda drástica da média diária dessa modalidade estão disponíveis nos dados estatísticos divulgados pelo Observatório de Segurança Pública, da Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP-GO). “Isso realmente é o resultado de uma polícia eficiente, competente, que hoje está totalmente articulada”, reconheceu o governador Ronaldo Caiado, que relembrou a insegurança vivida pela população nas gestões passadas. “Os criminosos tinham total conforto de agir em Goiás. No meu governo não se passa a mão na cabeça de bandido, tenha a estatura que tiver”, reforçou.
Leia Também
Ocorrências de roubo total
Ainda segundo os dados publicados pelo Anuário de Segurança Pública, a queda geral das ocorrências de roubo, que são os crimes violentos contra o patrimônio, o Estado de Goiás mantém lugar de relevância em relação aos números nacionais.
Enquanto a média nacional apresenta um recuo de 3,9% nas ocorrências de 2021, comparadas com igual período de 2020, Goiás aparece com redução de 26,5%, ficando atrás de Minas Gerais (-26,8%) e Tocantins (-29,2%). “No momento em que passamos a pedir a eficiência e a profissionalização da nossa polícia, 7,2 milhões de goianos e goianas passaram a viver em paz. Moram no campo, na cidade, nos bairros mais distantes, mas, hoje, moram com tranquilidade”, completou o chefe do executivo goiano.