Moradores de Goiânia, Itumbiara, Formosa e Cidade de Goiás receberão, neste sábado (27), mensagens de emergência em caráter de teste sobre riscos de desastres naturais. A ação integra o projeto Defesa Civil Alerta (DCA), que será implantado em todo o país até outubro de 2025.
O envio ocorrerá a partir das 15h, por meio de celulares conectados à rede móvel 4G ou 5G. O sistema utiliza tecnologia de transmissão via telefonia celular e não exige cadastro prévio. Os alertas aparecerão na tela do aparelho, mesmo em uso ou no modo silencioso, e podem ser sonoros e visuais.
O teste também será realizado neste sábado no Distrito Federal, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Como funciona
O recurso foi criado pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Ministério das Comunicações, Secretaria de Comunicação da Presidência da República, operadoras de telefonia e defesas civis estaduais e municipais.
Leia Também
O objetivo é modernizar a comunicação de riscos no país e permitir que a população adote medidas preventivas em casos de alagamentos, enxurradas, vendavais, chuvas de granizo e deslizamentos de terra. O DCA complementa os canais já existentes, como SMS, WhatsApp, Telegram e TV por assinatura.
Segundo a Defesa Civil estadual, a fase de testes é fundamental para preparar equipes locais e ajustar o funcionamento do sistema antes da implantação definitiva.
Nacionalização
O DCA começou a ser testado em agosto de 2024, no Sul e no Sudeste. Em junho deste ano, foi a vez do Nordeste. Agora, com a simulação no Centro-Oeste e no Distrito Federal, o sistema estará pronto para ser habilitado no Norte do país e, em seguida, em todo o território nacional.
Serviço
Mais informações sobre o Defesa Civil Alerta estão disponíveis no site do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional. Dúvidas também podem ser esclarecidas pela Anatel, no telefone 1331 ou pelo portal Anatel Consumidor.
Leia mais sobre: Cidades
Altair Tavares

Editor do Ciberjornal que sucedeu desde fevereiro de 2025 todo o conteúdo do blog www.altairtavares.com.br . Atuante no webjornalismo desde 2000. Repórter, comentarista e analista de política. Perfil nas redes sociais: @altairtavares