COMBATE AO MOSQUITO • atualizado em 09/02/2024 às 12:53

Goiás recebe doses da vacina contra dengue e define estratégias de vacinação

Reunião com secretários de saúde define estratégias
A dengue é transmitida pelo mosquito aedes aegypti; vacina chega para reforçar combate (Foto: reprodução)
A dengue é transmitida pelo mosquito aedes aegypti; vacina chega para reforçar combate (Foto: reprodução)

A campanha de vacinação contra a dengue em Goiás ganhou impulso nesta quinta-feira (9), com a chegada de parte das 72.818 doses da vacina Qdenga. Outro lote deve complementar a imunização, completando o envio para os 134 municípios goianos que serão contemplados na primeira fase da campanha.

Reunião com secretários de saúde define estratégias

Para garantir a eficiência da campanha, uma reunião foi realizada às 10h da manhã de hoje (9) com os secretários de saúde dos municípios goianos. Na ocasião, foram definidas as estratégias de vacinação, incluindo:

  • Priorização do público-alvo: A vacina será aplicada em crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, faixa etária com maior índice de hospitalização por dengue no estado.
  • Capacitação de profissionais: O Governo de Goiás já iniciou a capacitação dos profissionais de saúde sobre o imunizante Qdenga, abrangendo informações como:
    • Especificações do imunizante
    • Esquema vacinal
    • Forma de armazenamento e diluição

Esquema vacinal e proteção contra os sorotipos

A vacina Qdenga é quadrivalente, o que significa que protege contra os quatro sorotipos do vírus da dengue. O esquema vacinal consiste em duas doses, com intervalo de três meses entre elas. 

Leia Também

Prevenção e combate à dengue

A SES-GO reforça que a vacinação é mais uma ferramenta no combate à dengue. As medidas de prevenção, como a eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, continuam sendo essenciais para controlar a doença.


Leia mais sobre: Cidades

Recomendado Para Você