O Governo de Goiás foi homenageado nesta quinta-feira (5) pela International Association of Chiefs of Police (IACP), maior entidade de líderes policiais do mundo, pelo desempenho na área de segurança pública e pela redução consistente dos índices criminais ao longo dos últimos sete anos. A homenagem foi recebida pelo vice-governador Daniel Vilela, em nome do Executivo estadual.
O reconhecimento leva em conta diferentes frentes de atuação da segurança pública goiana, com destaque para o uso de inteligência policial e integração entre as forças. Durante a visita ao estado, uma comitiva da IACP conheceu o Colégio da Polícia Militar do Setor Madre Germana e a sede da Polícia Federal. A agenda ocorreu após a realização, em Brasília, da maior conferência mundial de segurança pública, que reuniu mais de 20 mil profissionais de mais de 150 países.
Segundo dados apresentados pelo governo, entre 2018 e 2025 Goiás registrou queda expressiva em diversos tipos de crime. Os roubos de carga recuaram 97%, os de veículos 95%, a transeuntes 92% e em estabelecimentos comerciais 91%. Também houve redução nos furtos de veículos (-71%), em residências (-52%) e em propriedades rurais (-39%). Crimes contra a vida apresentaram queda significativa, como latrocínio (-82%), homicídio doloso (-62%), lesão seguida de morte (-54%) e homicídio tentado (-28%).
Daniel Vilela destacou que os resultados são fruto de investimentos contínuos, como a aquisição de helicópteros e a implantação do programa “IA Contra o Crime”, voltado ao uso de inteligência artificial para ampliar a resolutividade das investigações. “O governador Ronaldo Caiado se consolidou como uma das principais lideranças em segurança pública no país. Esses resultados refletem planejamento, investimento e a qualidade das forças policiais do estado”, afirmou.
O presidente da IACP, David B. Rausch, que também integra a Comissão Presidencial dos Estados Unidos sobre Aplicação da Lei e Administração da Justiça, ressaltou que os recursos destinados à segurança em Goiás representam um investimento direto na economia e elogiou a integração entre as instituições. “O nível de articulação que vimos aqui deveria servir de modelo”, disse.
Leia Também
Já o diretor de Policiamento da IACP, Vince Hawkes, destacou o pioneirismo do estado no uso de inteligência artificial no combate ao crime e sugeriu que a experiência goiana seja apresentada em conferências internacionais da entidade. “É um modelo que pode ser compartilhado globalmente”, afirmou.
O trabalho desenvolvido em Goiás também foi elogiado pelo adido da Polícia Federal da Suíça, Martin Sainz, que classificou os resultados alcançados como difíceis de obter. “Isso só é possível com esforço conjunto, do governo às forças policiais e à sociedade. O que foi feito aqui é impressionante”, concluiu.
Leia mais sobre: Cidades