A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES/GO) informou nesta sexta-feira (12/9) que o estado registra atualmente quatro casos confirmados de febre amarela em primatas. Dois casos foram identificados em Abadia de Goiás, um em Goiânia (Residencial Fortville) e um em Guapó. Um outro caso em Goiânia (Zoológico de Goiânia) segue em investigação, enquanto um caso em Aragoiânia foi descartado.
Segundo a SES/GO, em 2024 foram analisadas 58 amostras de macacos mortos em todo o estado, todas descartadas para febre amarela. Até o momento, em 2025, já foram registradas 44 notificações de mortes de primatas, com 33 amostras coletadas para diagnóstico.
A secretaria reforça a necessidade de notificação imediata quando a população encontrar macacos mortos ou doentes. É possível acionar a secretaria municipal de saúde ou registrar a ocorrência pelo aplicativo SissGeo, disponível para smartphones na Play Store. Ao fazer a notificação, é recomendado tirar uma foto do animal para envio pelo app.
Em Goiânia, os cidadãos também podem acionar diretamente a Vigilância em Zoonoses – Controle de População Animal pelo número (62) 99152-2545.
A SES/GO reforça que a participação da população é essencial para o monitoramento e controle da febre amarela no estado.
Leia Também
Leia mais sobre: Cidades
Altair Tavares
Editor do Ciberjornal que sucedeu desde fevereiro de 2025 todo o conteúdo do blog www.altairtavares.com.br . Atuante no webjornalismo desde 2000. Repórter, comentarista e analista de política. Perfil nas redes sociais: @altairtavares