Manchete • atualizado em 10/03/2022 às 21:56

Governo de Goiás autoriza cidades a flexibilizarem uso das máscaras em lugares abertos

Governo desobriga utilização de máscaras em lugares abertos (Foto: Governo de Goiás)
Governo desobriga utilização de máscaras em lugares abertos (Foto: Governo de Goiás)

O Governo de Goiás antecipou a decisão sobre a flexibilização do uso de máscaras para contenção da Covid-19. Previsto para ser batido após reunião na semana que vem, a Secretária de Saúde do Estado de Goiás bateu o martelo nesta quinta-feira (10/03) com a publicação de uma nota técnica que autoriza as prefeituras a abrandarem as normativas da utilização do acessório para lugares abertos desde que tenham 75% da população imunizada. 

De acordo com a Saúde, hoje 148 municípios conseguiram atingir o percentual e já podem decretar a desobrigação no uso do acessório em lugares abertos. A nota-técnica justifica a decisão em base de um levantamento feito no interior de São Paulo. “Considerando estudo realizado no município de Serrana – SP, denominado Estudo S, conduzido pelo Instituto Butantan-SP, o qual apontou que “ O resultado mais importante foi entender que podemos controlar a pandemia mesmo sem vacinar toda a população,quando atingida a cobertura de 75%”, pontua.

Mais cedo, a Prefeitura de Goiânia já havia anunciado que desobrigaria a utilização do uso de máscaras. A medida será formalizada em coletiva à imprensa na manhã desta sexta-feira (11/03). A Saúde também destaca que além do recrudescimento da pandemia, houve aumento nas redes sentinela de Influenza em todo o estado. A medida já era adotada em Anápolis.

Clique aqui para ler a nota-técnica na íntegra.

Leia Também

Leia mais sobre: Cidades / Manchete

Recomendado Para Você