Cidades • atualizado em 20/04/2021 às 19:49

Governo de Goiás lança programa de incentivo à leitura para alunos da rede estadual

Foto: Divulgação/Governo de Goiás
Foto: Divulgação/Governo de Goiás

Lançado nesta terça-feira (20), pelo Governo de Goiás, o programa Leitura Todo Dia – Clássicos do Pensamento, oferece aos estudantes da rede estadual de ensino uma nova ferramenta tecnológica que permite o acesso às grandes obras literárias por meio de vídeos e de games, além do acesso gratuito a livros.

Realizado no Palácio das Esmeraldas, o evento de lançamento , com transmissão por videoconferência nas redes sociais, contou com a presença dos titulares da Secretaria-Geral da Governadoria (SGG), Adriano da Rocha Lima, e da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Fátima Gavioli (Seduc), além da participação on-line do professor Clóvis de Barros Filho, que também integra o projeto. 

Na primeira etapa, 1.200 estudantes do primeiro ano do ensino médio de 30 escolas serão beneficiados. Os estudantes terão contato com obras de autores como Platão e Homero. O objetivo é incentivar a leitura de clássicos da literatura com temas relacionados à atualidade e que permitam reflexões sócio-históricas e discussões filosóficas. 

Para Adriano da Rocha Lima, representante do governador Ronaldo Caiado na solenidade, “trata-se de um programa inovador e inédito, no âmbito do ensino público e privado, ao incentivar os jovens para a leitura dos chamados grandes clássicos”. “Obras que são tão importantes para que consigamos nos libertar de dogmas e ter capacidade mais reflexiva, questionadora, e podermos, com isso, tomar nossas próprias decisões. Obras que ouvimos falar a vida inteira, mas que poucos efetivamente leem”, afirmou.

O titular da SGG destacou que a mistura da leitura com vídeos de apoio, motivará ainda mais os jovens leitores, facultando o entendimento do texto. “Traz a contextualização daquilo que foi discutido, às vezes, há séculos, para a atualidade, e em como podemos aplicar na nossa vida, na tomada de decisão, na convivência e tudo mais que rege nossa vida em sociedade”, concluiu.

Leia Também

A secretária da Educação, Fátima Gavioli, afirmou que a iniciativa visa ampliar o conhecimento literário dos estudantes e, consequentemente, melhorar os indicadores de ensino-aprendizagem, lembrando que em 2019, Goiás atingiu a maior nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) na avaliação do ensino médio, em todo o Brasil, com 4,8. 

“Acredito que a partir da execução deste projeto desenvolveremos em nossos estudantes várias habilidades, como a criatividade e o pensamento crítico, contribuindo assim para torná-los cada vez mais protagonistas e autônomos”, ponderou.

A ideia é que, diariamente, trechos de obras literárias sejam lidas, debatidas e tenham a sua relação com os dias atuais explicada em vídeos com duração de cerca de cinco minutos. Será um livro a cada dois meses e, ao término de cada obra, os estudantes participarão de uma master class com o professor Clóvis de Barros, que considerou a iniciativa uma “oportunidade de ouro”.  Os vídeos, salienta o professor, atendem à pretensão de tornar a produção ou discursos em análise o mais acessível ao repertório presumido de um aluno de ensino médio. 

A iniciativa, que não gerou custos para o Estado, se trata de uma parceria entre o Governo de Goiás, por meio da SGG e da Seduc, e o Espaço Ética. Os vídeos e o masterclass com o professor Clóvis de Barros foram doados pelo Espaço Ética.


Leia mais sobre: / / / Cidades / Goiás / Livros e Literatura

Recomendado Para Você