Cidades • atualizado em 28/07/2021 às 13:14

Hcamp e mais nove hospitais de Goiás estão com 100% de leitos de UTIs ocupados

(Foto: Claudivino Antunes)
(Foto: Claudivino Antunes)

Em Goiás, dez hospitais públicos para tratamento da Covid-19 encontram-se com 100% dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) completamente ocupados. A maioria das unidades estão em Goiânia. Sendo que sete têm abrangência estadual.

O estado conta com oito hospitais de campanha e leitos em unidades conveniadas, ou seja, próprias. Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES), informou que a taxa de ocupação dos leitos de UTI da rede pública no estado varia entre 75% e 85%, mantendo uma estabilidade. A SES ainda ressalta que este é um sinal de alerta que vem sendo acompanhado pelas autoridades sanitárias.

Na última segunda-feira (26), por exemplo, a taxa de ocupação dos leitos de UTIs estaduais, ficou em 87,10%, na última terça-feira (27) ficou em 84,08%, já na última sexta-feira (23), ficou em 86,03%. Vale ressaltar que, desde o inicio da segunda quinzena de julho, a taxa de ocupação nos leitos de UTI da rede estadual não fica menor que 80%.

Na capital, a taxa de ocupação também não para de crescer. Na última terça-feira (27), chegou a 82,57% e na segunda (26) 82,67%. Somente neste mês de julho a taxa ficou sempre acima de 80%.

Na última segunda-feira (26), a secretária executiva da Secretaria Municipal de Saúde DE Goiânia (SMS) Luana Ribeiro, havia dito que o aumento registrado nos dias 17 e 18, quando a taxa de ocupação dos leitos municipais ficou na casa dos 78%, segundo Luana, isso foi um caso atípico e que estava sendo monitorado.

Leia Também

Em nota, a SES explicou que semanalmente é realizado estudo sobre a situação epidemiológica em Goiás. Os número são discutidos periodicamente pelo Centro de Operações de Emergências (COE) em Saúde Pública de Goiás para Enfrentamento ao Coronavírus.

Ainda segundo a SES, os resultados dos estudos da pasta são classificados em três categorias e elas servem para subsidiar os gestores na tomada de decisão sobre as medidas adotadas em cada município.

Vacina

Em todo o estado, já foram distribuídas 4,7 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19, sendo que, 4 milhões já foram aplicadas, ou seja, 84,1%. Deste total de doses aplicadas, 2,9 milhões foram em primeira dose que corresponde a 41,83% e 1,1 milhão entre segunda dose e dose única, em média 15,68%.

Ainda segundo a SES, através de nota, afirmou que vacinação segue em um ritmo bom, porém tem ocorrido atrasos por conta do registro de doses aplicadas pelos municípios. A pasta informou também que tem trabalhado muito, em parceria com as secretarias municipais de saúde, para amenizar essa situação e também destaca a importância das pessoas completarem o esquema vacinal.

Leia também:


Leia mais sobre: Cidades / Destaques

Recomendado Para Você