Saúde pública

HUGO se torna o único hospital estadual de Goiás com tomógrafo por impedância elétrica

Investimentos do Governo de Goiás contribuem para aprimorar a qualidade do atendimento na unidade, com mais 472 novos equipamentos médico-hospitalares
Foto: Divulgação/Governo de Goiás
Foto: Divulgação/Governo de Goiás

O Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (HUGO), unidade do governo estadual gerida pelo Einstein Hospital Israelita, avança em mais uma etapa de modernização de sua estrutura. De acordo com o Governo de Goiás, as melhorias vêm sendo implementadas de forma gradual e estratégica, com foco em ampliar a eficiência, a segurança e a qualidade do atendimento prestado aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Até o momento, foram investidos mais de R$ 16 milhões na renovação do parque tecnológico da unidade, com a aquisição de 472 novos equipamentos médico-hospitalares. Entre as inovações, destaca-se o tomógrafo por impedância elétrica, tecnologia inédita na rede estadual pública, capaz de monitorar a ventilação pulmonar em tempo real de forma não invasiva, um avanço decisivo no cuidado com pacientes graves em terapia intensiva. O equipamento permite visualizar a distribuição da ventilação pulmonar e auxilia a equipe multiprofissional na escolha da melhor estratégia de ventilação mecânica para cada caso clínico.

Outro destaque são dois aparelhos de raio-x digitais portáteis, que permitem a realização do exame à beira leito para pacientes que não têm a possibilidade de locomover. Com esses equipamentos, já foi observada uma redução de 64% no tempo de realização de raio-x de tórax, diminuindo de 14 para 5 minutos o intervalo de duração do exame.

De acordo com a diretora médica do HUGO, Fabiana Rolla, a tecnologia representa um salto qualitativo para a medicina intensiva pública. “Com essa ferramenta, conseguimos identificar de forma dinâmica como o pulmão está respondendo à ventilação e ajustar o tratamento conforme a necessidade clínica de cada paciente. É uma tecnologia que salva vidas e eleva o padrão de cuidado oferecido na rede estadual”, explica. Além disso, ela pontua que a modernização do parque tecnológico reflete o compromisso da unidade com a excelência no atendimento ao paciente do SUS. “Trabalhamos para, cada vez mais, transformar o HUGO em um modelo de eficiência, qualidade e, ao mesmo tempo, humanização”, enfatiza.

Além do tomógrafo, o hospital também é o único da rede pública estadual a contar com monitores de sinais vitais Mindray VS-8, que oferecem monitorização precisa e rápida, favorecendo a detecção precoce de alterações clínicas e apoiando a tomada de decisão da equipe assistencial.

Leia Também

O pacote de modernização contempla ainda microscópios cirúrgicos, torres de nasolaringoscopia – que permitiram o início dos exames de fibronasolaringoscopia pelo serviço de otorrinolaringologia -, lavadoras a jato de vapor para pré-limpeza de instrumentais cirúrgicos, refrigeradores científicos laboratoriais, eletrocardiógrafos, aparelhos de anestesia, além de equipamentos de suporte e transporte de pacientes, como elevadores, macas com sistema de elevação hidráulica e colchões viscoelásticos, que proporcionam mais segurança e conforto.

Todos os equipamentos seguem as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e foram adquiridos conforme as necessidades específicas de um hospital de urgência e referência em trauma. “As novas tecnologias ampliam a precisão diagnóstica, otimizam o tempo das equipes assistenciais e integram os sistemas de informação, o que se traduz em mais eficiência operacional e qualidade no atendimento ao paciente. As equipes do HUGO também vêm passando por capacitações contínuas para garantir o uso seguro e o máximo aproveitamento dos novos recursos tecnológicos”, destaca o coordenador de Engenharia Clínica do HUGO, Paulo Gregory.

Com a nova entrega, o HUGO dá sequência ao ciclo de investimentos estruturais iniciado em 2024, que já havia contemplado a aquisição de 215 novos equipamentos médicos, entre macas, ultrassons portáteis, ventiladores pulmonares e outros dispositivos essenciais. As ações, financiadas pelo Governo de Goiás, consolidam o hospital como referência em tecnologia e inovação na rede pública estadual.


Leia mais sobre: Cidades

Altair Tavares

Editor do Ciberjornal que sucedeu desde fevereiro de 2025 todo o conteúdo do blog www.altairtavares.com.br . Atuante no webjornalismo desde 2000. Repórter, comentarista e analista de política. Perfil nas redes sociais: @altairtavares