Cidades • atualizado em 12/07/2021 às 18:19

Incêndio consome parte do Parque Nacional das Emas, em Goiás

Agentes do Corpo de Bombeiros atuam no local fazendo o monitoramento para evitar que surjam novos focos de queimadas. (Foto: Parque Nacional das Emas)
Agentes do Corpo de Bombeiros atuam no local fazendo o monitoramento para evitar que surjam novos focos de queimadas. (Foto: Parque Nacional das Emas)

Um incêndio, atinge desde o final de semana, o Parque Nacional das Emas, em Goiás. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, as chamas já teriam consumido pelo menos 20 mil hectares, dos mais de 130 mil de todo local, considerado Patrimônio Natural da Humanidade.

Agentes do Corpo de Bombeiros atuam no local fazendo o monitoramento para evitar que surjam novos focos de queimadas. Aproximadamente 47 brigadistas estão no local, sendo 17 de Brasília.

Segundo Marcos Cunha, diretor do Parque Nacional das Emas, o fogo está contido dentro do parque, agora está mais em fazendas do entorno.

” O fogo está controlado dentro do parque, agora está mais em fazendas do entorno ameaçando entrar em alguma região, mas em parceria o ICMBio e os bombeiros estão atuando para evitar que o fogo atinja as áreas fora”, destaca o diretor do parque.

Ainda segundo Marcos, o incêndio começou durante a construção de aceiros, que são faixas de vegetação seca construída para evitar que em caso de incêndio, o fogo se alastre e cause maiores prejuízos.

Leia Também

Ainda de acordo com Marcos, dois caminhões pipa que estavam no local para auxiliar na construção dos aceiros, apresentaram pane mecânica, e devido a isso a situação saiu fora do controle.

Construção de um aceiro

O diretor do parque disse que a construção dos aceiros é um trabalho de risco, mas que precisa ser feito para evitar grandes queimadas em tempo seco. ”Tem que ser feito o aceiro, se não vem o fogo e queima o parque todo. É um trabalho muito complicado”, destaca Marcos.

Os brigadistas colocam fogo numa faixa da vegetação e vão apagando em seguida. Essa faixa queimada que fica serve como uma cerca de proteção, mas a situação saiu do controle e as chamas se espalharam.

O parque dispõe de dois caminhões para fazer os aceiros. Um deles estava no combate às chamas, mas as mangueiras de borracha não suportaram o calor do fogo. O segundo foi apagar incêndio em um brejo e atolou.

Combate ao incêndio

No último domingo (11), brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) atuaram para controlar as chamas Segundo o Corpo de Bombeiros, equipes foram deslocadas de Goiânia para ajudar no combate.

Mais 17 brigadistas chegaram, então, teremos 47 pessoas envolvidas na atividade. Dos bombeiros, nós tínhamos em torno de sete pessoas e agora estão chegando mais cerca de 20”, ressalta o diretor do parque, Marcos Cunha.


Leia mais sobre: / / / Cidades / Destaques

Recomendado Para Você