Transporte

Inteligência Artificial impulsiona metronização do Eixo Anhanguera e promete reduzir tempo de viagem

De acordo com a Secretaria de Engenharia de Trânsito (SET), o ganho esperado é de 30% na velocidade operacional dos ônibus nos horários de pico
Para o prefeito Sandro Mabel, a metronização faz parte de uma estratégia maior para transformar o transporte coletivo em uma alternativa real ao uso de veículos particulares. Fotos: Alex Malheiros.
Para o prefeito Sandro Mabel, a metronização faz parte de uma estratégia maior para transformar o transporte coletivo em uma alternativa real ao uso de veículos particulares. Fotos: Alex Malheiros.

A Prefeitura de Goiânia deu início, nesta segunda-feira (19), a operação do primeiro trecho do sistema de metronização inteligente no transporte coletivo da capital, que usa inteligência artificial para reduzir paradas de ônibus nos semáforos. A inovação foi implantada no BRT Leste-Oeste, entre o Terminal Novo Mundo e a Praça da Bíblia, e representa um novo capítulo na modernização do sistema público de mobilidade urbana.

A tecnologia permite que os ônibus se comuniquem diretamente com os semáforos por meio de sensores e dispositivos embarcados, que utilizam IA para sincronizar os sinais de trânsito de acordo com a proximidade dos veículos. A proposta é simples, mas poderosa: reduzir o número de paradas nos cruzamentos e tornar o deslocamento mais ágil e eficiente para os passageiros.

“Os corredores de BRT precisam ser otimizados para que se tornem realmente funcionais. Ao sair da estação, o ônibus já começa a conversar com os semáforos, que se programam com inteligência artificial para minimizar o tempo de parada”, explicou o prefeito Sandro Mabel, durante a inauguração.

De acordo com a Secretaria de Engenharia de Trânsito (SET), o ganho esperado é de 30% na velocidade operacional dos ônibus nos horários de pico, saindo dos atuais 16 km/h para mais de 21 km/h — padrão considerado adequado para sistemas BRT. O projeto faz parte do Termo de Cooperação firmado entre a SET, a Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC), a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) e o RedeMob Consórcio.

Impacto direto no tempo de viagem


O presidente da CMTC, Murilo Ulhôa, destacou que, no trecho já operante, os ônibus costumavam fazer até quatro paradas em semáforos. Com o novo sistema, esse número caiu para apenas uma. “Os passageiros ganham tempo. Eles passam menos tempo dentro do ônibus e mais tempo em casa com suas famílias, que é o que realmente importa”, ressaltou.

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O secretário de Engenharia de Trânsito, Tarcísio Abreu, afirmou que o sistema já foi testado com sucesso por mais de três semanas antes da estreia oficial. Ele adiantou que o próximo trecho a ser metronizado será o que liga a Praça Cívica ao Terminal Isidória, no BRT Norte-Sul, com inauguração prevista para junho.

Transporte como prioridade


Para o prefeito Sandro Mabel, a metronização faz parte de uma estratégia maior para transformar o transporte coletivo em uma alternativa real ao uso de veículos particulares. “Esse é um investimento contínuo. O transporte coletivo não vai parar, vai melhorar. Voltaremos com ônibus menores, sob demanda, como os antigos citybus. Quanto mais as pessoas deixarem o carro em casa, mais o trânsito vai fluir”, afirmou.

A metronização foi anunciada no início do ano como solução para um problema comum: mesmo com corredores exclusivos, os BRTs da capital não atingiam a velocidade esperada para um sistema de alta eficiência. Com a inteligência artificial no controle do fluxo semafórico, o transporte público goianiense dá um passo decisivo em direção à modernidade e à agilidade.


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Elysia Cardoso

Elysia Cardoso é jornalista

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