SOLENIDADE • atualizado em 10/12/2023 às 18:13

Javier Milei toma posse como presidente da Argentina

Ultradireitista recebeu a faixa das mãos do ex-presidente Alberto Fernandez
Javier Millei em sua posse (foto: Reprodução - Youtube)
Javier Millei em sua posse (foto: Reprodução - Youtube)

O economista ultradireitista Javier Milei, líder do partido liberal Libertad Avanza, tomou posse como presidente da Argentina neste domingo (10/12). A cerimônia de posse ocorreu no Congresso Nacional, em Buenos Aires, e foi conduzida pela presidente do Senado, Cristina Kirchner.

Milei foi eleito em novembro de 2023, derrotando o peronista Sergio Massa no segundo turno. Ele é um economista de 52 anos, conhecido por suas posições liberais e críticas ao governo argentino.

A cerimônia de posse começou às 11h15, sem a presença de Milei. Ele chegou ao local por volta das 11h45, após ter desfilado em carro por diversas ruas da capital argentina.

No Congresso, Milei foi saudado sob gritos de “Liberdade”. Ele fez o juramento de seguir a Constituição e recebeu o bastão e a faixa presidencial do ex-presidente Alberto Fernández.

Em seguida, Milei posou para fotos e acenou para apoiadores, mas não discursou. Ele deverá discursar em uma cerimônia na Casa Rosada, na tarde deste domingo.

Leia Também

A cerimônia de posse contou com a presença de diversos chefes de Estado e de governo, incluindo os presidentes do Paraguai, Uruguai e Equador. Da Europa, confirmaram presença o primeiro-ministro da Hungria e o presidente da Armênia. O presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky também está na posse, além do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Após a cerimônia na Casa Rosada, as celebrações de posse de Milei devem terminar no Teatro Colón, à noite.


Leia mais sobre: Cidades

Recomendado Para Você