A Câmara dos Deputados homenageou, nesta segunda-feira (25), em sessão solene alusiva ao Dia Internacional da Síndrome de Down, o goiano, ativista digital e conselheiro jovem do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) João Vitor de Paiva Bittencourt. A iniciativa partiu da deputada federal do PT-DF, Erika Kokay.
Primeiro estudante com síndrome de Down do curso de Educação Física da PUC-Goiás, João Vitor não compareceu à sessão, em função de agenda profissional no Estado de São Paulo. O homenageado, entretanto, enalteceu a honraria.
“Muito feliz e honrado por receber essa homenagem. Sinal de que meu trabalho como ativista digital em defesa da inclusão é contra o capacitismo e o preconceito repercute”, disse.
Kokay justificou a homenagem a João Vitor como forma de reconhecimento aos trabalhos prestados em prol das pessoas com Síndrome de Down no Brasil. “Seu compromisso e dedicação em promover a conscientização, defender os direitos e ampliar as oportunidades para as pessoas com Síndrome de Down são verdadeiramente inspiradores e dignos de reconhecimento”, frisou, com a afirmativa de se tratar de uma “justa homenagem àqueles que têm dedicado suas vidas a tornar o mundo um lugar melhor para todos”.