O prefeito Sandro Mabel recebeu, nesta terça-feira (16), na Câmara Municipal de Goiânia, a premiação Transparência dos Municípios Goianos 2025, concedida pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCMGO).
A Prefeitura de Goiânia obteve o selo Diamante, a categoria mais alta do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), com nota superior a 95%. É a primeira vez que a capital recebe a certificação e, nesta edição, foi o único município goiano a alcançar esse nível.
Durante a cerimônia, Sandro Mabel afirmou que a gestão municipal mantém as informações públicas disponíveis de forma clara. “Nosso governo coloca tudo às claras. A informação está disponível para a população acompanhar. Não é só publicar, é publicar de um jeito que as pessoas consigam entender. Não temos nada para esconder. Goiânia avança com uma gestão clara e responsável”, disse.
A premiação segue critérios nacionais definidos pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). A análise considera informações sobre despesas, receitas, licitações, obras e atos de pessoal, além da forma como os dados são apresentados.
“A melhor forma de controlar qualquer administração é a transparência. Ela evita desperdício, evita corrupção e estimula o controle social. Um dos critérios avaliados é a simplicidade, para que o cidadão consiga acompanhar a gestão”, afirmou o presidente do TCMGO, Joaquim Alves de Castro Neto.
Leia Também
O programa avalia os portais de transparência dos 246 municípios goianos e também do Poder Legislativo, com base em parâmetros técnicos aplicados em todo o país. A população pode participar do processo, apontando inconsistências ou ausência de informações, que são analisadas pelo tribunal ao longo de todo o ano.
O controlador-geral do município, Juliano Bezerra, afirmou que o selo Diamante é resultado de uma diretriz adotada pela gestão desde o início do mandato. “Já no primeiro ano, conseguimos alcançar a nota 95,4, resultado da liderança do prefeito Sandro Mabel e de uma gestão legalista, transparente e focada na eficiência do gasto público. Agora, o desafio é manter esse nível, avançar ainda mais e buscar a nota máxima, consolidando Goiânia no mais alto patamar de transparência pública”, falou.
Leia mais sobre: Cidades