Aparecida de Goiânia • atualizado em 05/04/2024 às 14:31

Maior clínica pública para crianças com autismo, em Goiás, é inaugurada em Aparecida

Referência nacional, a Clínica Teia irá atender pacientes de 1 a 6 anos de idade
Clínica Teia, para tratamento de crianças com autismo, em Aparecida de Goiânia. Foto: Rodrigo Estrela
Clínica Teia, para tratamento de crianças com autismo, em Aparecida de Goiânia. Foto: Rodrigo Estrela

Aparecida de Goiânia inaugurou, nesta sexta-feira (5), a maior unidade pública de Goiás especializada no atendimento precoce de crianças com autismo. A abertura da Clínica Teia contou com a presença do prefeito Vilmar Mariano, o senador Jorge Kajuru, o secretário municipal de Saúde, Alessandro Magalhães, dentre outras autoridades.

“Aparecida está realizando mais um sonho na Saúde Pública. Nesta clínica serão atendidas crianças autistas, e, ao mesmo tempo, as famílias e cuidadores delas serão orientados e apoiados. Tudo gratuitamente, via Sistema Único de Saúde (SUS), num espaço bonito, acolhedor e moderno de dois mil metros quadrados totalmente preparado”, destacou o prefeito Vilmar.

Trata-se, conforme Mariano, de uma referência para o País. “Isso aqui é um referência nacional. Pessoas de vários estados estão vindo conhecer como são aplicadas as práticas para implantar em outras localidades”, salientou, com a afirmativa de que “Aparecida entra para a história, mais uma vez”.

O local irá atender crianças de 1 a 6 anos de idade que tenham o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA). De acordo com o Executivo municipal, a Clínica Teia é fruto de convênio da Prefeitura de Aparecida com a Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde (Agir), que vai gerenciar a unidade.

“As crianças terão acompanhamento intensivo e já comprovadamente eficaz. Começaremos com o atendimento de 120 pacientes com todos os graus de autismo, podendo chegar a 500, sempre encaminhados pela Central de Regulação de Aparecida. O TEA não tem cura, mas o diagnóstico precoce permite o desenvolvimento de práticas para estimular a independência e a funcionalidade dessas crianças”, salientou o secretário.

Leia Também

Avô de uma criança autista, o prefeito Vilmar Mariano salientou, entretanto, que irá lutar para ampliar o número de atendimentos para 240, ainda no início dos trabalhos da unidade. Segundo a Prefeitura, o atendimento da Clínica Teia conta com protocolo próprio, desenvolvido de acordo com a ciência da Análise do Comportamento Aplicada ao TEA, a ABA, considerada por especialistas como a maior referência mundial na atualidade em tratamento terapêutico.


Leia mais sobre: / Aparecida de Goiânia / Cidades

Recomendado Para Você