Goiânia está com as matrículas abertas para Educação de Jovens e Adultos (EJA) em 2023. A modalidade atende a todos que tiveram seu processo educacional interrompido e não puderam concluir os estudos na idade apropriada. As vagas são ofertadas em 55 escolas e 9 extensões e o cadastro pode ser realizado de forma on-line, no site da Secretaria Municipal de Educação (SME) ou nas secretarias das unidades escolares.
Para efetuar a matrícula, é necessário apresentar documentos pessoais, sem a necessidade de documentação comprobatória de escolaridade. Neste caso, o aluno passa por uma avaliação para ser inserido na sala adequada. O objetivo, de acordo com a SME, é oferecer educação de qualidade e atenção integral aos estudantes jovens a partir dos 15 anos de idade, adultos e idosos que desejam retomar os estudos.
De acordo com o secretário municipal de Educação, Wellington Bessa, um dos benefícios da EJA é a flexibilidade do tempo. “Em Goiânia, os alunos podem concluir o ensino fundamental em seis anos, na modalidade presencial. O primeiro segmento (alfabetização – 1ª a 4ª série) tem duração de três anos. O segundo segmento também tem duração de três anos, da 5ª a 8ª série”, explica.
“Os alunos têm jantar todos os dias, com cardápio elaborado pelas nutricionistas da SME e feito com carinho pelos manipuladores de alimentação escolar. As escolas são acolhedoras, com muitos eventos culturais ao longo do ano, e os professores são qualificados para atender os estudantes, incluindo especialistas, mestres e doutores”, ressalta.
Nas escolas, o atendimento para a realização das matrículas acontece no período noturno, das 19h às 22h, e nas extensões, no período diurno, em espaços alternativos.
Leia Também
EJA
A Secretaria de Educação municipal foi criada em 1961. Na ocasião, havia, de acordo com a SME, duas escolas que ofereciam o ensino noturno para jovens e adultos. Em 1965, foi ampliado para cinco escolas. O Departamento específico que cuida da EJA na SME foi criado em 2001, e hoje ele recebe o nome de Gerência de Educação de Jovens e Adultos (Gereja).
A EJA terá mudanças importantes em sua organização para 2023. De acordo com Wellington Bessa, a SME quer aumentar a quantidade de alunos e garantir que eles permaneçam e concluam seus estudos com qualidade. “Dados como matrículas, evasão escolar, alfabetização e processo de ensino-aprendizagem foram fundamentais para pensarmos uma cara nova à EJA, de forma que mais pessoas tenham interesse em voltar à sala de aula”, ressalta.
Os professores das disciplinas de português e matemática terão quatro aulas semanais em cada período, enquanto os educadores dos componentes arte, ciências, geografia, história e língua inglesa terão duas aulas semanais. A Educação Física terá quatro aulas semanais nos anos iniciais e duas, nos anos finais.
Leia mais sobre: Educação de Goiânia / EJA / Matrículas 2023 / Prefeitura de Goiânia / Cidades