Os municípios de Turvelândia, localizado na Região Agroecológica, e Mossâmedes, na Região do Ouro, acabam de entrar para o Mapa do Turismo Goiano. A atualização ocorreu em outubro após as cidades cumprirem uma série de critérios estabelecidos pelo Ministério do Turismo. Agora, Goiás passa a ter 99 cidades inseridas em uma das ferramentas criadas para fomentar o desenvolvimento do turismo no país.
Enquanto Turvelândia se destaca pela agenda permanente de eventos e festividades, Mossâmedes reúne atrativos voltados ao ecoturismo e à cultura regional, como a Reserva Biológica da Universidade Federal de Goiás (UFG), áreas de vegetação endêmica com pau-papel, a areia da Serra Dourada utilizada por Goiandira do Couto em suas obras, além da igreja São José de Mossâmedes, patrimônio do século 18, e do antigo local da Pedra Goiana. Os elementos fortalecem a identidade goiana e ampliam as possibilidades de visitação.
Para o presidente da Goiás Turismo, Roberto Naves, a inclusão das duas cidades representa mais um passo na expansão e qualificação da cadeia turística goiana. “A cada novo município inserido no Mapa, ganhamos mais força para estruturar o turismo regional e levar oportunidades para diferentes territórios. Isso significa mais investimentos, geração de renda e fortalecimento das pequenas e médias iniciativas ligadas ao setor”, afirma.
Turismólogo da Goiás Turismo, Luciano Guimarães explica que o Mapa do Turismo contribui para a organização do setor e direcionamento de investimentos. “Mais do que ampliar números, estamos consolidando um planejamento estratégico que valoriza a identidade de cada região. Mossâmedes e Turvelândia agora passam a ter mais visibilidade e podem acessar políticas públicas específicas para o desenvolvimento do turismo”, destaca.
Mapa
O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento do Programa de Regionalização do Turismo que define a área a ser trabalhada, prioritariamente, pelo Ministério do Turismo no âmbito do desenvolvimento das políticas públicas. Além disso, os municípios são categorizados para identificar o desempenho da economia do setor nas cidades.
Leia Também
Para fazer parte, é preciso cumprir alguns critérios obrigatórios. O município deve possuir órgão ou entidade responsável pela pasta de turismo; destinar dotação para a área na lei orçamentária anual; ter um Conselho Municipal de Turismo ativo (com representantes do poder público, iniciativa privada e terceiro setor), entre outros. Só assim passa pelo crivo do governo federal.
Regiões Turísticas
Os 99 municípios do Mapa do Turismo Brasileiro – Goiás estão divididos em 12 regiões turísticas: Chapada dos Veadeiros, Chapada das Emas, Estrada de Ferro, Águas Quentes, Encantos do Planalto Central, Ouro, Negócios e Tradições, Lagos do Paranaíba, Agroecológica, Terra Ronca, Vale da Serra da Mesa e Vale do Araguaia.
Leia mais sobre: Cidades