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Mudanças no trânsito da região central de Goiânia serão definitivas, diz secretário

Trânsito na região central de Goiânia sofrerá alteração neste sábado (24). (Foto: Mônica Pereira).

A prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM) apresenta, no próximo sábado (24), as novas rotas do trânsito da região central de Goiânia. Com os avanços das obras do BRT, as novas alternativas passam a valer a partir das 17h deste sábado.

Para a pasta, as alterações se mostram como melhor opção de circulação e devem trazer impacto positivo para os motoristas. Segundo a analise feita, é que o anel interno da Praça Cívica seja exclusivo apenas para os ônibus do transporte coletivo da capital.

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Além do bloqueio da via interna, ao menos sete ruas da região central ficarão com o sentido invertido e mais cinco pontos também sofrerão alterações em relação ao tráfego de veículos. Segundo Horácio Mello, Titular da SMM, independente da obra, essa mudança é a melhor opção para os motoristas. ”Nós não estamos mais tratando como um desvio. É uma nova circulação que os estudos técnicos apontam como a melhor opção”, afirma.

”Esta nova circulação foi apresentada como um desvio para quando o BRT precisasse fechar o anel interno na Praça Cívica. Estudando o mapa para fazer esse desvio, a SMM entendeu que a tendência de se tornar permanente é total, ou seja, se tornará definitivo. O motivo é a obra, mas claro, é uma nova circulação”, destaca Horácio.

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A SMM irá inverter o sentido da rua 94, entre a Avenida Assis Chateaubriand e a Rua 10, das ruas 14, 1 e 12 que ficam entre a Rua 10 e Alameda dos Buritis, além das ruas 13, 2 e 15 que ficam entre a Alameda dos Buritis e a Rua 19. As inversões no sentindo das ruas 94,14,1 e 12 formam uma via alternativa ao anel externo da praça.

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Ainda segundo Horácio, depois que o anel interno estiver fechado, haverá uma redução de 50% da capacidade da via e devido a isso, não se pode manter a mesma qualidade de veículo no local. O secretário ainda afirma que técnicos da SMM farão análises diárias do fluxo de veículos da região.

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De acordo com o secretário, estudos técnicos da pasta constataram que menos de 10% dos veículos que acessam a via, têm como destino a Praça Cívica. ” Se o motorista está de passagem, nossa proposta é que ele não passe pela praça”, explica Horácio.

BRT

A Praça Cívica também faz parte do trecho 2 do BRT Norte-Sul, sendo do Terminal Recanto do Bosque, região norte da capital, até o Terminal Isidória, região sul. A obra deve ser entregue ainda neste ano. O trecho 1, segue do Terminal Isidória até o Terminal Cruzeiro do Sul, em Aparecida de Goiânia, a previsão de entrega é em 2022, no techo 1.

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Leonardo Calazenço: