A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) instalou, nesta segunda-feira (29), a Comissão Especial de Prevenção e Combate ao Bullying nas Escolas. Em cerimônia conduzida por, Rafael Lara, foram empossados como presidente e vice do colegiado os advogados André Luiz Aidar Alves e Karoline Fleury, de forma respectiva.
O objetivo da nova comissão, conforme a OAB-GO, é analisar os ambientes escolares e promover ações de conscientização e combate tanto para a categoria advocatícia quanto para a sociedade em geral, oferecendo também orientações jurídicas sobre os direitos e deveres cívicos em relação ao tema.
O presidente da entidade em Goiás, Rafael Lara, afirmou que o trabalho da comissão será de parceria com as secretarias estadual e municipais de educação, com foco na defesa da cidadania por meio da prevenção do bullying nas escolas. “Tenho certeza de que esse importante passo na prevenção e combate ao bullying é um marco para que a gente possa fazer um trabalho efetivo nessa pauta, que é tão importante”, destacou.
Empossado titular do colegiado, André Luiz Aidar apontou os números de bullying no Brasil, considerados “assustadores”, e destacou as principais ações que serão desenvolvidas a partir do grupo de trabalho. “Essa é uma comissão que pretende ser ativa na sociedade, ao lado das secretarias, levando orientação jurídica aos gestores da educação e nos colocando à inteira disposição de todos para que possamos discutir ações e projetos para que o Brasil deixe, rapidamente, o segundo lugar em casos de bullying no mundo”, enfatizou.
Aidar salientou ser função da advocacia “zelar pelos direitos sociais e fundamentais e se colocar, principalmente, ao lado daqueles que dependem do apoio” da OAB. Diante da afirmativa, evidenciou que a atuação do grupo será de intermédio entre cidadão e autoridades para o combate ao bullying. “A Comissão pretende ser um porto seguro para que as demandas possam ser trazidas e, imediatamente, possamos entrar em contato com as autoridades escolares para buscar a solução desses problemas”, explicou.
Leia Também
A cerimônia contou com a presença da secretária de Educação de Goiânia, Millene Baldy, e da diretora pedagógica da Seduc Goiás, Alessandra Almeida, que enalteceram a ação, afirmando que ela vai de encontro ao trabalho realizado pelas pastas. “Agradeço a OAB-GO por ser tão sensível em pensar em uma comissão que possa dar suporte às secretarias, enquanto município e Estado”, sublinhou Baldy.
“O combate ao bullying é um trabalho contínuo, que perpassa por todos os conteúdos que são ensinados na escola”, acrescentou Alessandra, com a ressalva de que a iniciativa irá ampliar as atividades realizadas nas instituições de ensino goianas. “As ações que a OAB-GO vem propondo vão fortalecer o estudante no sentido dele também combater e fazer as devidas intervenções para que esse tipo de atitude não aconteça”, salientou.