Após repercussão dos áudios gravados pelo deputado estadual paulista Arthur do Val (Podemos), na última semana, com declarações misóginas e sexistas a respeito de mulheres ucranianas, que chocaram a sociedade, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), levanta debate sobre o tema em evento a ser realizado nesta terça-feira (8), Dia Internacional da Mulher.
Pautas como luta por direitos, igualdade e equidade, serão discutidas às 8 horas, no Centro de Excelência da Casag, e às 19 horas, no auditório da seccional goiana. “Não podemos mais admitir que a situação de vulnerabilidade das mulheres seja usada como matriz para a exploração sexual”, pontua a presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB-GO, Fabiola Ariadne, com a ressalva de que as falas do deputado não têm mais espaço em nossa sociedade e devem ser sempre repudiadas.
A profissional adianta que a fala do deputado é a prova de como o turismo sexual feminino está relacionado, na maioria das vezes, a fatores como pobreza e desemprego. “No caso específico, o qual foi abordado a situação das mulheres ucranianas, está relacionado também à guerra, onde mulheres são estupradas e exploradas como moeda de sobrevivência”.