A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), entra nos últimos dias do prazo para solicitação de vagas para estudantes novatos na rede municipal de ensino para o ano letivo de 2026. Os pedidos podem ser feitos até quinta-feira (15/1), às 16h, exclusivamente de forma on-line, pelo site da SME, e estão disponíveis apenas para pais ou responsáveis que realizaram o cadastro antecipado, iniciado em 18 de novembro de 2025.
Para as escolas municipais, o pedido de vaga começou no dia 5 de janeiro e para os Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e Centros de Educação Infantil (CEIs), a solicitação teve início no dia 6 de janeiro.
O resultado das solicitações para a Educação Infantil será divulgado na sexta-feira (16/1), às 18h, com a publicação da lista de crianças contempladas. A partir dessa data, os responsáveis deverão procurar a unidade indicada e fazer a confirmação da matrícula de forma presencial.
De acordo com o prefeito Sandro Mabel, o processo passou por mudanças no formato, especialmente na Educação Infantil. “Agora a confirmação não sai na hora. Alguns pais e mães ainda estão preocupados, mas podem ficar tranquilos. A lista com os nomes das crianças e os Cmeis onde serão atendidos sai no dia 16 de janeiro”, afirmou.
O prefeito destacou ainda que todas as famílias que concluíram corretamente o cadastro e a solicitação de vaga receberão retorno na data prevista. “Todas as famílias que fizeram o cadastro, preencheram o formulário e todos os dados solicitados, inclusive a unidade de preferência, serão informadas sobre as vagas na sexta-feira”, disse.
Leia Também
Após a divulgação do resultado, a confirmação da matrícula será a última etapa do processo. Para as escolas municipais, a confirmação deve ser feita em até 10 dias úteis diretamente na unidade educacional. No caso dos Cmeis e CEIs, os responsáveis também terão até 10 dias úteis para a confirmação presencial da matrícula na unidade indicada.
As crianças que não forem contempladas no encaminhamento inicial passarão a integrar uma Fila de Espera Dinâmica, organizada conforme a unidade educacional indicada no momento da solicitação. A fila seguirá critérios de prioridade definidos em portaria da SME e a ordem cronológica de inscrição. A lista ficará disponível para consulta durante todo o ano letivo no site da Secretaria Municipal de Educação.
A Rede Municipal de Educação atende estudantes do Ensino Fundamental completo (1º ao 9º ano), turmas de pré-escola (4 e 5 anos) e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Nos Cmeis e CEIs, são atendidas crianças de 6 meses a 5 anos e 11 meses, em período integral, desde que tenham 6 meses completos até 31 de março.
Para o ano letivo de 2026, estão previstas 36.744 vagas para estudantes novatos em toda a rede municipal, distribuídas entre Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos.
Leia mais sobre: Cidades
Altair Tavares
Editor do Ciberjornal que sucedeu desde fevereiro de 2025 todo o conteúdo do blog www.altairtavares.com.br . Atuante no webjornalismo desde 2000. Repórter, comentarista e analista de política. Perfil nas redes sociais: @altairtavares