A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET), realiza neste mês de novembro a Operação Calçada Segura, com objetivo proteger o pedestre e preservar os passeios públicos. Após o mês de outubro ter sido dedicado à fiscalização de veículos estacionados em esquinas, a nova etapa prioriza as calçadas, espaços que devem ser exclusivos para circulação de pessoas, mas que tem sido constantemente ocupado de forma irregular por veículos.
De 1º de janeiro a 20 de outubro deste ano, Goiânia registrou 26.762 autuações por estacionamento no passeio, 2.262 por trânsito com o veículo em calçadas e passeios, 1.178 por estacionamento em guia rebaixada destinada à entrada e saída de veículos (garagem), e 601 por parada sobre o passeio. Os números refletem um comportamento recorrente e preocupante.
“O número de infrações é expressivo e mostra nada menos que o mau comportamento do motorista, que ainda insiste em usar a calçada como estacionamento ou como se ali fosse uma rua. Não podemos achar isso normal. O pedestre quer e precisa ser respeitado, e é ele a parte mais vulnerável no trânsito”, explica o gerente de Fiscalização de Trânsito da SET, Eduardo Mariano.
Segundo o gerente, as ações da Operação Calçada Segura serão diárias, com equipes em campo atuando em todas as regiões da cidade. A fiscalização será reforçada pelo videomonitoramento do Centro de Controle Operacional (CCO), que permite identificar em tempo real as irregularidades e direcionar o atendimento dos agentes. “As equipes estarão presentes nas principais avenidas e também nas áreas residenciais. O apoio do CCO amplia o alcance da operação, já que temos as câmeras instaladas em pontos estratégicos e elas vão ajudar a identificar e coibir as infrações com mais agilidade”, detalha Eduardo.
O secretário municipal de Engenharia de Trânsito, Tarcísio Abreu, destaca que o objetivo da operação é reforçar o respeito e a segurança. “O trânsito também é feito de pessoas, não apenas de carros. As calçadas são o primeiro espaço de convivência do pedestre e precisam ser preservadas. Quando um veículo ocupa esse espaço, coloca vidas em risco e viola o direito de ir e vir. Nosso trabalho é garantir que Goiânia seja uma cidade mais segura e acessível para todos”, afirma o secretário.
Leia Também
A SET alerta que estacionar sobre o passeio é infração grave, com multa de R$ 195,23, cinco pontos na CNH e possibilidade de remoção do veículo. A população pode denunciar irregularidades ao Centro Operacional de Trânsito (COT), exclusivamente via WhatsApp, pelo número (62) 3524-4620.
Leia mais sobre: Cidades
Altair Tavares
Editor do Ciberjornal que sucedeu desde fevereiro de 2025 todo o conteúdo do blog www.altairtavares.com.br . Atuante no webjornalismo desde 2000. Repórter, comentarista e analista de política. Perfil nas redes sociais: @altairtavares