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Procon Goiânia aponta variação de até 240% no preço de presentes dos namorados


O consumidor que pretende comprar presentes para celebrar o Dia dos Namorados neste domingo (12), deve ficar atento à pesquisa de preços do Procon Goiânia. Levantamento realizado entre os dias 1º e 07 de junho encontrou variação de até 240,98% no preço de uma loção pós-barba, e 112,52% em tênis feminino.

A equipe do Procon Goiânia visitou 38 estabelecimentos comerciais na capital, e avaliou 30 itens, entre produtos e serviços de diferentes marcas e modelos, como eletrônicos, celulares, artigos esportivos, perfumes, cosméticos, calçados, diárias em motéis, flores e cestas de café da manhã.

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A loção pós-barba, tênis e flores, assim como serviços em motéis (suítes superluxo e luxo), estão entre os cinco itens com as maiores variações. Tendo a pesquisa como referência, se o consumidor realizar, por exemplo, a compra de todos esses itens pelo menor valor, a despesa será de R$ 508,39. Caso se depare com o maior preço, a despesa sobe para R$ 1.203,82. Ou seja, a pesquisa pode auxiliá-lo a economizar até R$ 695,43. Em relação às menores variações, os perfumes tiveram oscilações de preços entre 0,02% a 2,04%.

Para o presidente do Procon Goiânia, Júnior Café, pesquisar é a melhor alternativa para conseguir um preço justo na hora da compra. “Pesquisa é o melhor caminho para que o consumidor faça economia e tenha satisfação na compra dos produtos. Busque o produto conforme a necessidade, e que esteja dentro do seu orçamento,” orienta.

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Dicas ao consumidor
• Os consumidores que vão adquirir produtos ou contratar serviços típicos desta data, a orientação é pesquisar preços, e evitar comprar por impulso.

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• Antes de adquirir um produto em promoção, verifique se as vantagens oferecidas atendem às necessidades de quem compra e de quem será presenteado, no que diz respeito ao preço, quantidade e qualidade.

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• Para quem deseja fazer a compra pela internet, é preciso buscar recomendações e informações sobre o site, inclusive se o fornecedor tem endereço físico, CNPJ, e se disponibiliza canal de atendimento ao consumidor.

• É interessante checar a política de pós-venda da empresa e, além disso, trocar a senha regularmente para evitar clonagens.

• De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, para compras feitas em sites, redes sociais e telefone, os consumidores têm sete dias para se arrepender, cancelar a compra, devolver o produto e pedir o dinheiro de volta. O prazo passa a contar da data de entrega do produto.

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