As obras de recapeamento na Região Oeste de Goiânia seguem em ritmo acelerado com a execução de mais de 60% nos 39 km previstos de vias urbanas, sendo 119 ruas de 11 bairros contemplados. O total previsto pelo Programa Asfalto Novo é de 241,24 quilômetros em toda a capital. Para essa região, o investimento é de mais de R$ 19,3 milhões. Os moradores, que testemunham o trabalho iniciado neste mês de janeiro, revelam expectativas de melhorias no trânsito e mobilidade da região.
Residente do bairro Capuava, Márcio Ricardo conta que o alto fluxo de veículos na rua Raposo Tavares tem degradado o asfalto há muito tempo. “Moro aqui há dez anos e esse benefício chegou em boa hora. Tem muito transporte pesado daqui para a Região Noroeste, o que acaba estragando muito o asfalto. Acho que o trânsito vai melhorar bastante com essas obras”, afirma Márcio.
Marco Antônio Fernandes, comerciante da mesma rua, relata sua preocupação com a segurança dos pedestres e motoristas que trafegam na região. “Tem quatro semanas que a dona daqui foi atropelada nesta rua. Quando concluir a obra e a nova sinalização, vai ficar excelente, porque o fluxo aqui é altíssimo, tem muitos acidentes. Eu moro no Setor São José, que já recebeu essa obra, eu pego meu carro lá e chego aqui na minha lojinha no Capuava sem nenhuma bacada”, elogia o morador.
A atendente operacional Marília Silvia dos Santos mora há 37 anos no bairro Capuava e também aprova a execução das obras de recapeamento, por entender que trará mais segurança aos transeuntes e motoristas. “Temos um colégio aqui, os estudantes atravessam a rua e também tem muitos idosos passando a pé; o asfalto novo e a sinalização vão trazer mais segurança pra nós”, almeja a moradora. Outro comerciante da região, Pedro Ribeiro, relata que a via estava necessitando de revitalização. “Tava muito esburacada e cheia de remendos. Agora vejo que o trabalho está ficando bom, a equipe não está enrolando e o serviço vai ficar bem feito”, diz Ribeiro.
Segundo o prefeito Sandro Mabel, o material utilizado na pavimentação é superior ao antigo e tem maior durabilidade em relação aos demais. “Esse recapeamento é de primeiríssima qualidade. Nós removemos o asfalto, fazemos toda a limpeza nele, aplicamos uma massa nova, o CBUQ, que é o melhor do mercado, e as máquinas fazem a compactação. Isso dá garantia de um bom pavimento por muitos anos”, explica. As ruas e avenidas que passam pelo recapeamento foram escolhidas depois de vistoria nos bairros. Todas passam pela retirada total do asfalto velho, remendo profundo e reciclagem de base e colocação de uma camada de concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ).
Leia Também
Os bairros contemplados da Região Oeste são o Santos Dumont, Jardim Clarissa, Bonanza, Vila Regina, Ipiranga, São Francisco, Jardim Leblon, Capuava, João Vaz, Vera Cruz e o Residencial Junqueira. Com serviços que incluem fresagem do asfalto antigo, remendo profundo, reconstrução das camadas inferiores do pavimento, aplicação de pintura de ligação e novo revestimento em concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ), o investimento total é de R$ 19.381.241,01.
Leia mais sobre: Cidades
Altair Tavares
Editor do Ciberjornal que sucedeu desde fevereiro de 2025 todo o conteúdo do blog www.altairtavares.com.br . Atuante no webjornalismo desde 2000. Repórter, comentarista e analista de política. Perfil nas redes sociais: @altairtavares