PUBLICIDADE

Repasse de recursos ao estudante é principal mudança do Passe Livre Estudantil, que contará com nova tecnologia em 2023

Foto: Seds

O Passe Livre Estudantil, destinado a estudantes que utilizam o transporte público coletivo em Goiânia e região metropolitana, contará, a partir de 2023, com nova tecnologia. Para isso, serão entregues, também, novos cartões aos usuários. A principal mudança da reformulação, de acordo com o superintendente da Criança, Adolescente e Juventude, Ricardo Costa, será voltada à forma de repasse dos recursos, que passará de pré-pago para pós-pago.

Com isso, será eliminada, conforme o profissional, uma burocracia existente no modelo atual. Ele explica que, às vezes, acontece de o estudante passar o cartão no ônibus, mas o débito ser contabilizado apenas quando o veículo for para a garagem e se conectar a uma rede wifi, que identifica que o cartão foi utilizado. Tal situação pode fazer com que, no mês seguinte, o estudante receba créditos a menos.

PUBLICIDADE

“Como a gente fazia o fechamento da folha de pagamento do Passe Livre Estudantil por volta do dia 20, mensurava o que o estudante gastaria até o fechamento do mês. Porém, havia situações em que não identificava que ele havia usado todas as passagens”, pontuou, com a afirmativa de que, a partir de 2023, todo o estudante irá receber, no 1º dia de todo mês, 48 passagens ou a complementação do número para utilização mensal. O procedimento interno de pagamento da folha do benefício será realizado após a disponibilização ao estudante.

O superintendente alerta, ainda, para que os estudantes façam o cadastro ou o recadastro do Passe livre Estudantil logo nos primeiros dias de disponibilização, com início no dia 9 de janeiro, para garantir a entrega do novo cartão antes do início das aulas. “ A empresa tem um prazo de até 15 dias para fazer a entrega desses cartões e corre o risco de não chegar na data de início das aulas”, enfatizou.

PUBLICIDADE

Todos os estudantes terão os cartões substituídos por unidades com a nova tecnologia, que já serão entregues com o crédito mensal. O cadastro, bem como o recadastro do benefício são realizados pelo site www.juventude.go.gov.br. Se aprovado, o estudante é informado por e-mail, e o cartão pode ser retirado após sete dias da data da adesão, no Vapt Vupt, após agendamento prévio pelo site www.vaptvupt.go.gov.br/agendamento.

Leia Também

Em Anápolis, quem já é cadastrado deve procurar a instituição de ensino onde estuda. Os novatos devem fazer o cadastro na Urban (Rua General Joaquim Inácio, nº 206, Secretaria Municipal de Integração Social, Cultura e Esportes). Na cidade, todos os contemplados devem fazer a ativação do benefício nas unidades do Vapt Vupt, depois de agendar pelo site www.vaptvupt.go.gov.br/agendamento.

PUBLICIDADE

É necessário apresentar cópias de CPF, RG, comprovante de endereço, comprovante de matrícula e uma foto 3×4. Se aprovado, o cartão pode ser retirado no prazo de sete dias da data de solicitação, no terminal urbano de Anápolis (Rua Tônico de Pina, Setor Central). 

Saiba mais

O Passe Livre Estudantil, programa do Governo de Goiás gerido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), tem capacidade para atender 110 mil estudantes, com o fornecimento de até 48 viagens mensais, para ir e voltar da instituição de ensino, de acordo com o calendário letivo de cada instituição. Nesse ano de 2022, 84.692 alunos requisitaram o benefício. 

A cobertura abrange os municípios de Abadia de Goiás, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Aragoiânia, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Brazabrantes, Caldazinha, Goianápolis, Goiânia, Goianira, Guapó, Hidrolândia, Nerópolis, Nova Veneza, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo, Terezópolis de Goiás e Trindade. 

O saldo do cartão não é cumulativo, ou seja, se o aluno não utiliza todos os créditos, no mês seguinte é depositada apenas a diferença para completar 48 viagens. O número de passagens leva em consideração os dias letivos de cada mês, informados pelas instituições de ensino. 

O secretário Wellington Matos destaca que as mudanças que serão implementadas na capital e na região Metropolitana imprimirão mais eficiência ao serviço prestado aos estudantes. “São mudanças que já fazem parte do segundo mandato do governador Ronaldo Caiado, que investirá cada vez mais na melhoria da qualidade de todos os serviços prestados à sociedade goiana”, afirma Matos. 

Prazos

– 31/12/2022 – Último dia de funcionamento do cartão PLE em Goiânia e Região Metropolitana, para dar início à implementação de melhorias 

– 09/01/2023 – Início do período de cadastramento e recadastramento para o ano letivo

– 19/01/2023 – Início da entrega dos novos cartões dos estudantes veteranos

– 24/01/2023 – Início da entrega dos cartões dos estudantes novatos 

– 30/04/2023 – Último dia para cadastramento e recadastramento

– 31/05/2023 – Atendimento apenas para resolução de reprovações de solicitações

Categorias: Cidades Destaques
Redação do Blog: