Empreendimento • atualizado em 30/10/2025 às 17:21

Rio Verde recebe nova biorrefinaria de etanol de grãos

Considerada a maior produtora de etanol de milho da América Latina, a empresa investirá R$ 2,4 bilhões na construção da unidade, que deve ser inaugurada até o final de 2026
Foto: Secom/Governo de Goiás
Foto: Secom/Governo de Goiás

O governador Ronaldo Caiado participou, nesta quinta-feira (30), do lançamento da pedra fundamental da nova biorrefinaria de etanol de grãos da Inpasa, em Rio Verde, no Sudoeste goiano. Considerada a maior produtora de etanol de milho da América Latina, a empresa investirá R$ 2,4 bilhões na construção da unidade, que deve ser inaugurada até o final de 2026.

A cerimônia, realizada no Distrito Municipal de Pequenas Empresas (Dimpe), marcou o início do empreendimento.

“É um orgulho, como governador, receber uma empresa séria, que investe em tecnologia e pesquisa e mostra ao mundo seus avanços na produção de biocombustíveis e energia limpa. Esse tipo de investimento transforma o que o produtor rural faz, gerando renda no município e no estado. É esse o desenvolvimento que priorizamos em Goiás”, afirmou o governador.

Em seu discurso, ele ainda ressaltou que o portfólio diversificado demonstra a capacidade do agronegócio de transformar grãos em produtos com maior valor agregado.

Biorrefinaria

A nova planta será a nona unidade da Inpasa no Brasil e terá capacidade anual de processamento de dois milhões de toneladas de grãos, que resultará na produção de um bilhão de litros de etanol hidratado, 490 mil toneladas de ração proteica, 47 mil toneladas de óleo vegetal e 345 mil GWh de energia elétrica a partir de biomassa.

Leia Também

A expectativa é de geração de 2,7 mil empregos diretos e indiretos, além de 420 na fase de obras, com prioridade para a mão de obra local.

Segundo o vice-presidente da Inpasa, Gustavo Mariano Oliveira, a escolha de Rio Verde reflete uma decisão baseada na infraestrutura logística do município e na vocação do agronegócio.

“Foi uma decisão estratégica da companhia, dado que essa localidade reúne alguns dos fatores mais importantes para a empresa: uma base agrícola sólida, uma localização geográfica privilegiada, com desenvolvimento de infraestrutura para o escoamento de nossos produtos, e é uma região que não para de inovar no campo”.

Parceria estratégica

O prefeito Wellington Carrijo celebrou a chegada do empreendimento e destacou os reflexos positivos para a cidade. “A instalação desta biorrefinaria traz para Rio Verde novas oportunidades de emprego, renda e tecnologia, além da capacidade de fortalecer ainda mais o agronegócio goiano e impulsionar o desenvolvimento do Sudoeste do estado”, afirmou.

O secretário de Governo de Rio Verde, Paulo do Vale, ressaltou o papel do Governo de Goiás na atração do investimento. “O governador foi fundamental nesse processo. Desde a missão ao Japão, ele tem trabalhado para atrair indústrias que geram emprego e transformam nossa produção agrícola em riqueza. A chegada da Inpasa é mais uma conquista”, pontuou.


Leia mais sobre: Cidades

Altair Tavares

Editor do Ciberjornal que sucedeu desde fevereiro de 2025 todo o conteúdo do blog www.altairtavares.com.br . Atuante no webjornalismo desde 2000. Repórter, comentarista e analista de política. Perfil nas redes sociais: @altairtavares