Mudança climática

Saiba em quais situações a Defesa Civil enviará alertas sonoros para celulares

Em períodos chuvosos, ferramenta mandará mensagens de emergência em tempo real para moradores que estiverem próximos a áreas de riscos
Foto: Alex Malheiros
Foto: Alex Malheiros

Com a chegada do período chuvoso, a Prefeitura de Goiânia, por meio da Defesa Civil Municipal, esclarece que enviará alertas para os celulares dos moradores da capital que estiverem próximos a locais onde há risco de tempestades fortes e alagamentos.

A tecnologia utiliza a transmissão por Cell Broadcast (CBS), que envia mensagens de emergência em tempo real diretamente para celulares que estejam dentro da área de risco delimitada. O alerta chega mesmo em aparelhos no modo silencioso, sem necessidade de aplicativo ou desbloqueio da tela. Além disso, as notificações orientarão os cidadãos sobre como agir para reduzir danos e salvar vidas.

O coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil, Robledo Mendonça, explicou como o sistema vai funcionar na prática. “Esse novo sistema vai permitir que as pessoas que estiverem em áreas de risco recebam, automaticamente, um alerta no celular. A tela será bloqueada com mensagem sonora e vibratória, além de orientações sobre como proceder. É um avanço que salva vidas”, disse.

Monitoramento
Goiânia recebeu ainda, no início de outubro, 15 novos pluviômetros para monitorar o volume das chuvas. “Agora, no total, Goiânia tem 25 equipamentos que nos auxiliam a monitorar as chuvas que estão caindo. A cada 10 minutos o pluviômetro emite a informação de quanto está chovendo em determinada região e a gente já toma as providências necessárias”, explicou Robledo.

Conforme anunciado pelo Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), os novos pluviômetros vão atender regiões como o setor Alto da Glória, Leste Vila Nova, Vila Mutirão, Parque Atheneu, Aeroporto e outras. “Teremos uma boa cobertura da cidade e, assim, a gente poderá definir melhor as ações de resposta e o direcionamento das equipes”, disse Robledo.

Leia Também

Leia mais sobre: Cidades

Altair Tavares

Editor do Ciberjornal que sucedeu desde fevereiro de 2025 todo o conteúdo do blog www.altairtavares.com.br . Atuante no webjornalismo desde 2000. Repórter, comentarista e analista de política. Perfil nas redes sociais: @altairtavares