A Presidência do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, em parceria com a Corregedoria Geral da Justiça (CGJ) e Corregedoria do Foro Extrajudicial, realizará a 2ª edição do Casamento Comunitário gratuito para a população LGBTQIAPN+. Os casais interessados devem realizar a inscrição no período de 26 de janeiro a 12 de fevereiro, ou até completarem 300 casais inscritos, que é o número de vagas disponíveis para o casamento. As inscrições podem ser feitas por meio do formulário eletrônico acessível clicando aqui.
A cerimônia do Casamento Comunitário LGBTQIAPN+ será realizada no dia 22 de maio, às 17 horas, na área externa do Fórum Cível da Comarca de Goiânia. O objetivo é oferecer, gratuitamente, o acesso ao registro de casamento civil para casais constituídos por pessoas lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, queer, intersexuais, assexuais, pansexuais, neutras e outras identidades e orientações em situação de vulnerabilidade social.
No ano passado, os casamentos homoafetivos foram realizados em 28 de junho, dia do Orgulho LGBTQIAPN+, quando 69 casais legalizaram sua união. Assim como na edição desse ano, a inciativa teve a parceria dos cartórios de Registro Civil de Pessoas Naturais de Goiânia e Região Metropolitana.
Lei
Os cartórios começaram a realizar casamentos entre pessoas do mesmo sexo em 2013, quando o Conselho Nacional de Justiça editou a Resolução 175/2013. A união homoafetiva no Brasil, no entanto, foi reconhecida em maio de 2011, quando, por unanimidade, o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) equiparou as relações entre pessoas do mesmo sexo às uniões estáveis entre homens e mulheres. Essa decisão foi um marco, porque, até então, casais LGBTQIAPN+ que buscavam na Justiça a formalização de suas relações podiam obter decisões favoráveis ou desfavoráveis.
De acordo com dados do Operador Nacional de Registro Civil, de 2015 até 2025 foram realizados 4.934 casamentos homoafetivos em Goiás. Desse total, 4.707 correspondem a casamentos civis, 126 a casamentos religiosos e 101 a transcrições de casamento. No recorte geral do Estado, o relatório aponta 368.032 casamentos registrados no período, sendo os homoafetivos equivalentes a 1,27% do total.*
Leia Também
Leia mais sobre: Cidades
Altair Tavares
Editor do Ciberjornal que sucedeu desde fevereiro de 2025 todo o conteúdo do blog www.altairtavares.com.br . Atuante no webjornalismo desde 2000. Repórter, comentarista e analista de política. Perfil nas redes sociais: @altairtavares