PUBLICIDADE
Cidades

Usina de asfalto responsável pelo mau cheiro na Grande Goiânia não tem licença ambiental

A Secretaria de Meio Ambiente de Aparecida de Goiânia, interditou a usina de asfalto responsável pelo mau cheiro que atingiu vários bairros de Goiânia e Aparecida, após a explosão de uma caldeira na madrugada desta quinta-feira (10).

De acordo com a pasta além da empresa não ter licença ambiental para o funcionamento, o óleo hidráulico escorreu e atingiu o córrego Santo Antônio, contaminando uma manancial do mesmo rio que deságua no Meia Ponte, importante abastecedor de toda a Região Metropolitana da capital.

PUBLICIDADE

O secretário de Meio Ambiente de Aparecida, Cláudio Everton, orientou aos moradores da região a não beberem água até sair o resultado das perícias que a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Semad) e a Delegacia de Meio Ambiente (Dema) vão fazer com a água do córrego.

De acordo com o delegado estadual de proteção ao Meio Ambiente (Dema), Luziano Carvalho, foi instaurado um inquérito para apurar o caso. Ele explica que o caso pode ser tratado como um crime de poluição, que está entre as infrações ambientais mais graves, com pena de até quatro anos de reclusão.

PUBLICIDADE

Forte cheiro

Durante a madrugada, moradores dos bairros Setor Santa Luzia, Parque Trindade, Parque São Jorge, Jardim Olímpico, Parque Atheneu e Jardim Mariliza, Parque Amazônia, Setor Bueno se assustaram o forte odor que começou por volta das 3h.

Leia Também

Segundo o Corpo de Bombeiros, quando as equipes chegaram na Pedreira Araguaia, o incêndio que provocou a explosão da caldeira já tinha sido controlado por funcionários da empresa. Em nota a prefeitura de Goiânia disse que até o momento, não foi registrado atendimento nas unidades de saúde referente a este fenômeno.

PUBLICIDADE

A Seinfra ressalta, ainda, que o problema foi isolado e contornado pela Pedreira Araguaia, em Aparecida de Goiânia, e que o episódio não atingiu a pedreira da secretaria nem outras que ficam nos arredores. A Gerência de Monitoramento da Amma Goiânia esteve nas divisas dos municípios de Aparecida de Goiânia e a capital, na região sudeste, para realizar medições do ar.

Após o trabalho realizado na manhã desta quinta-feira, 10, não foi constatado nenhum odor ou gás no ar da capital. A Amma e a Defesa Civil seguem monitorando o caso, e possíveis efeitos no Meio Ambiente da capital.

Leonardo Calazenço

Posts recentes

Lei de deputado goiano sobre economia criativa é aprovada no Senado

O Plenário do Senado aprovou o uso de recursos dos fundos constitucionais de financiamento regional…

% dias atrás

Senador goiano Vanderlan Cardoso é eleito vice-presidente da CCJ

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado elegeu o senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO)…

% dias atrás

Caiado defende anistia para condenados por 8 de janeiro

Em ato na em São Paulo que reuniu sete governadores e milhares de manifestantes pediram…

% dias atrás

IR 2025: onde baixar o aplicativo para declarar o Imposto de Renda?

Os contribuintes têm três opções para fazer a declaração do Imposto de Renda 2025: pelo programa para…

% dias atrás

Consignado CLT: saiba os cuidados na hora de contratar um empréstimo

Com a nova modalidade de crédito consignado criada pelo governo federal, voltada para trabalhadores da…

% dias atrás

FGV reconhece trabalho do Governo de Goiás na formação de professores da Rede estadual

A secretária da Educação, Fátima Gavioli, reuniu-se na quinta-feira (03/04) com o diretor-geral da Fundação…

% dias atrás