A vacinação contra a covid-19 em Goiás protegeu quase 100% das pessoas contra óbitos causados pela infecção pelo coronavírus. É o que aponta um relatório da Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO), divulgado neste sábado (19), pelo jornal O Popular, em reportagem do jornalista Rodrigo Hirose.
Segundo o levantamento, do total de 658 mil completamente vacinados, portanto, os que receberam as duas doses, apenas 0,07% morreram. No universo dos imunizados, isso representa o falecimento de 468 pessoas
A vacina também tem sido muito eficaz para evitar hospitalizações por covid-19 ou mesmo os casos leves. De acordo com os dados, 12.395 dos totalmente vacinados ficaram doentes com sintomas leves, o que significa 1,88%. Outros 1.972 tiveram a forma grave, representando, portanto, 0,3% dos imunizados.
A eficácia ficou, portanto, em 99,93% contra óbitos, 99,77% contra hospitalizações e 98,12% contra casos leves de covid-19.
O levantamento da SES-GO cruzou dados da vacinação com as notificações de covid-19 no Sistema de Vigilância Epidemiológica da Gripe e no e-SUS. Ainda não há estratificação por idade, sexo ou mesmo pelo laboratório responsável pela vacina. Em Goiás, só há vacinados com duas doses até aqui com CoronaVac e AstraZeneca.Casos em que a vacina mostrou eficácia incluem o surto no abrigo em Goiânia, onde metade dos idosos, todos vacinados em duas doses contra o coronavírus, não contraíram o patógeno. Da metade que teve o vírus, apenas dois desenvolveram sintomas, porém brandos, como dor de cabeça e coriza.