Cidades • atualizado em 08/06/2022 às 00:07

Viaduto Iris Rezende Machado será inaugurado nesta quinta-feira (9)

A prefeitura de Goiânia inaugura, na tarde desta quinta-feira (09), o Viaduto Iris Rezende Machado, localizado no cruzamento da Avenida Goiás com a Avenida Perimetral Norte. Além dos cerca de 150 mil veículos por mês, por ele trafegarão ônibus do BRT, que terão duas faixas exclusivas. A estrutura integra o trecho II do BRT Norte-Sul, que faz a ligação entre os terminais Isidória e Recanto do Bosque.

“Fazer com que obras sejam concluídas é pensar na responsabilidade com o dinheiro público, o dinheiro do cidadão”, afirma prefeito Rogerio Cruz.

O elevado, que começou a ser construído em setembro de 2020, justamente na gestão do homenageado, o então prefeito Iris Rezende, conta com seis faixas em ambos os sentidos de trânsito: duas para ônibus do BRT e quatro para veículos em geral. A obra foi feita pelo Consórcio BRT Goiânia, sob gestão da Seinfra, ao custo de R$ 9,5 milhões.

“Esse era um cruzamento que sempre causava muito transtorno ao trânsito, já que recebia grande fluxo de veículos, principalmente os de grande porte, que utilizam a Avenida Perimetral Norte como entrada ou saída para municípios como Trindade, Goianira, Nerópolis e as rodovias GOs-080, 070, 060 e BR-153”, afirma o titular da Seinfra, o engenheiro Everton Schmaltz. “Com essa intervenção, contribuiremos para o trânsito local. E o BRT terá via exclusiva”, pontua.

Números do viaduto

Leia Também

A construção tem 326 metros de comprimento, dos quais 125 metros apenas do viaduto. É formada por 27 vigas de 33 metros, que pesam 195 toneladas cada, e nove vigas de 22,5 metros, com peso de 100 toneladas cada. Durante a obra, cerca de 100 funcionários trabalharam no local, que recebeu 947,27 m³ de concreto e 118 mil kg de aço.

A edificação tem altura máxima de 10,4 metros, largura de 20,8 metros, peso de 1,8 mil toneladas e conta, em seu complexo, com 25 bocas de lobo, 29 postes de energia, com 50 luminárias LED (mais claras e econômicas) e 920 metros de rede elétrica subterrânea.

Na parte inferior do viaduto, no nível da Avenida Perimetral, há calçadas acessíveis em todo o seu contorno, para auxiliar na passagem de pedestres.

Leia também:


Leia mais sobre: / / / Cidades / Destaques / Goiânia

Recomendado Para Você