Ciência • atualizado em 09/04/2020 às 19:01

Empresa usa inteligência artificial para desenvolver sistema de triagem de pacientes com Covid-19

Coronavírus: nova plataforma promete facilitar identificação. (Foto: Agência Brasil)
Coronavírus: nova plataforma promete facilitar identificação. (Foto: Agência Brasil)

A Maida.health, empresa do Sistema Hapvida, desenvolveu, em parceria com o Ministério da Saúde, uma plataforma que possibilita que médicos e enfermeiros identifiquem, por meio de imagens, pacientes com Covid-19. A ferramenta é intitulada Covid-19.maida.health.

O sistema usa inteligência Artificial para fazer a triagem dos casos de pacientes suspeitos de Covid-19, a partir de exames de imagens de raio-x e tomografia computadorizada de tórax. A plataforma é gratuita, está disponível a qualquer momento e vai dar suporte clínico aos profissionais de saúde na identificação de casos da doença.

Na plataforma, os profissionais de saúde também poderão contribuir com o banco de imagens, registrando novos casos e ajudando a orientar mais profissionais que estão na linha de frente do combate ao coronavírus.

“O uso de exames de imagem pode ser um grande aliado na identificação de casos de Covid-19. Os aparelhos para tais exames estão difundidos no Brasil inteiro e aptos para serem usados, além de terem um baixo custo por exame, especialmente o Raio X. Atualmente, estamos vendo uma elevação na quantidade de exames para detecção do Covid-19. Só que o teste PCR, que é o mais preciso, ainda está escasso e demorando muito a ter resultado em algumas regiões. Por conta disso, criamos essa alternativa de análise”, resume Pedro Santos Neto, líder de Pesquisa e Desenvolvimento da Maida.health.

Leia Também

Leia mais sobre: / / Ciência

Recomendado Para Você