Os interessados devem ser sócios ativos da SBPC. Criado nos anos 90, o Programa impacta milhares de estudantes e professores
A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) está com o edital 2026 do programa “SBPC vai à Escola” aberto. A iniciativa tem como objetivo principal promover atividades de divulgação científica, estimular o interesse pelo conhecimento e fomentar a criatividade de crianças, adolescentes e jovens. O programa também contempla ações de formação continuada e fortalecimento de parcerias com professoras e professores do Ensino Fundamental e Médio. Criado nos anos 90, o Programa “SBPC vai à Escola” já contou com a participação de centenas de escolas, impactando milhares de estudantes e professores.
Em vídeo publicado no Instagram, Laila Salmen Espindola, professora da Universidade de Brasília (UnB) e diretora da SBPC, explica que o programa promove a conexão entre educadores e cientistas das universidades e institutos de pesquisa com escolas públicas da educação básica. “Juntos, desenvolvemos projetos de divulgação científica, levando metodologia, curiosidade e descoberta para dentro da escola”, afirma Espindola, que também coordena o programa.
Ela destaca ainda que a iniciativa representa uma oportunidade para pesquisadoras e pesquisadores saírem do laboratório e da sala de aula e se engajarem no movimento de “tirar crianças e jovens da tela”, aproximando-os da ciência e da cultura. A proposta é despertar o encantamento e a curiosidade científica nas escolas de Ensino Fundamental e Médio.
No site do Programa SBPC vai à Escola, lançado no dia 19 de janeiro, é possível encontrar um panorama completo das iniciativas ao longo dos 30 anos de sua trajetória. Também é possível encontrar o registro fotográfico das atividades realizadas, com oficinas, palestras e experimentos que já inspiraram centenas de estudantes. No portal estão também os objetivos em popularizar a ciência, aproximar pesquisadores da sociedade e fomentar novas vocações. A SBPC convida os pesquisadores, mestres e doutoras(es), a participarem do Edital 2026, contendo as informações para virem conosco ampliar o alcance deste Programa (https://escola.sbpcnet.org.br/lista-editais/).
Leia Também
Para o edital 2026, a SBPC incentiva fortemente a submissão de propostas que abordem soberania e sustentabilidade, com ênfase em mudanças climáticas e na preservação da vida, em consonância com o tema da 78ª Reunião Anual, “Ciência para todos: soberania, desenvolvimento e inclusão”, a ser realizada em Niterói, de 26 de julho a 01 de agosto de 2026.
O envio de propostas pode ser estimulado pelas Secretarias Regionais de suas regiões. É desejável, porém não obrigatório, que sejam feitas parcerias com as Sociedades Científicas Afiliadas, para mobilizar seus pesquisadores a participarem do projeto e estreitarem parcerias com a SBPC.
Os interessados devem ser sócios ativos da SBPC e encaminhar as propostas para análise até o dia 22 de fevereiro de 2026. Além disso, o interessado precisa contatar uma escola pública para indicá-la em seu projeto.
As propostas devem ser submetidas por meio do formulário disponível em https://forms.gle/XFa6PdptfxnRQFba8. Cada projeto poderá ser financiado com até R$ 15.000,00 (quinze mil reais). Os recursos devem ser utilizados entre 23 de março e 30 de novembro de 2026. A divulgação da lista das propostas aprovadas será feita a partir de 16 de março de 2026.
Espindola registra que “esse é um dos maiores programas de popularização da ciência direcionados às Escolas públicas, e em diferentes territórios das 5 regiões do país, evidenciando a interiorização das atividades e o impacto alcançado na educação básica, comunidades tradicionais e localidades remotas”.
“Conclamo os professores e pesquisadores em diferentes níveis a reunirmos a educação básica e superior, pois não há ação mais estruturante do que formar crianças e jovens, especialmente em regiões onde o acesso a recursos públicos e a práticas inovadoras é limitado”, convida a diretora da SBPC. E finaliza completando: “Convido a todos a nos acompanharem em tempo real no perfil do Instagram: @sbpc.escola“.
Mais informações em https://escola.sbpcnet.org.br/
Leia mais sobre: Ciência
Altair Tavares
Editor do Ciberjornal que sucedeu desde fevereiro de 2025 todo o conteúdo do blog www.altairtavares.com.br . Atuante no webjornalismo desde 2000. Repórter, comentarista e analista de política. Perfil nas redes sociais: @altairtavares