Coluna Alta • atualizado em 05/09/2017 às 21:51

O fato da segurança no ano

Marconi Perillo, governador de Goiás (Foto Aline Caetano TJGO)
Marconi Perillo, governador de Goiás (Foto Aline Caetano TJGO)

A segurança pública não prescinde de mais e novos investimentos em infraestrutura e recursos humanos para dar mais qualidade de vida para a população e para que o cidadão possa demostrar que sente-se seguro. A inclusão de 2.178 soldados e 72 novos cadetes homens, 242 soldados e oito cadetes mulheres é o fato mais importante da área no ano de 2017. Apesar de os novos profissionais entrarem agora nos cursos de formação, é dado um claro sinal de mais força para a Polícia Militar de Goiás.

É necessário, imediatamente, que o governo de Goiás inicie o novo concurso para que, daqui a 2 anos, os novos profissionais possam entrar na estrutura da segurança.

O planejamento estratégico 2012-2022 da secretaria de segurança pública  ( Que pode ser acessado na íntegra aqui ) previa o efetivo adequado é um fator chave de sucesso da política a ser implementada, conforme o plano.

O mesmo plano também considerava, corretamente, que a segurança pública deveria investir em comunicação eficiente, eficaz e efetiva e num serviço de inteligência estratégica estruturada. Considerou, também que o sucesso dependeria de recursos financeiros, materiais e tecnológicos adequados. E, a mais importante, sem dúvida: Atuação de forma integrada entre todos os órgãos da segurança pública.

Com a inclusão dos novos 2.500 integrantes da Polícia Militar do Estado de Goiás (PMGO), o contingente chega a 13.500 profissionais. Com o novo concurso previsto para ser lançado em breve, o governo de Goiás planeja abrir vagas para mais 1.500 aprovados. É provável, então, que nos próximos dois anos teremos uma PM com um efetivo próximo de 15 mil profissionais.

Leia Também

O número é ideal ou não? Quando foi lançado o Plano Estratégico da Segurança citado acima, o comando da segurança pública anunciava que até 2.022 o efetivo da Polícia Militar e da Polícia Civil deveria checar a próximo de 28.000 profissionais.

O Comando da Polícia Militar da Capital expressou que a expectativa de novos profissionais dará uma força maior para o combate à criminalidade e para que a redução dos índices seja maior do que o que já foi conseguido até agora. Ricardo Rocha demonstra alívio com a disponibilidade do novo contingente para o dia a dia do policiamento de Goiânia.

O reforço para as cidades de Aparecida de Goiânia, Anápolis e para o Entorno de Brasília, é estratégico, também, para que os cidadãos possam ter uma segurança mais efetiva e, como tem expectativa o governador Marconi Perillo, demonstrem uma sensação de segurança com níveis mais agradáveis para o governo. Com mais homens, mais tecnologia, mais inteligência, mais viaturas, a força policial impõe o medo aos criminosos e poderá, enfim, dar tranquilidade ao cidadão. Este, merece.

Veja como foi a posse:

[fbvideo link=”https://www.facebook.com/governodegoias/videos/2080516602176295/” width=”500″ height=”400″ onlyvideo=”1″]

 


Leia mais sobre: / / Coluna Alta / Destaques / Opinião

Recomendado Para Você