Coluna Alta • atualizado em 26/07/2018 às 17:27

Pesquisa Vox Populi aponta crescimento de Lula para presidente

Luís Inácio Lula da Silva Foto Ricardo Stuckert)
Luís Inácio Lula da Silva Foto Ricardo Stuckert)

Apesar da prisão há mais 100 dias, em Curitiba, o Luís Inácio Lula da Silva cresceu na preferência do eleitorado para presidente da República, segundo a pesquisa da Vox Populi, contratada pela CUT – Central Única dos Trabalhadores e divulgada nesta quinta, 26. Os dados foram coletados entre 18 e 20 de julho de 2018.

Na estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados, Lula passou de 39% para 41% das intenções de voto, em comparação com a rodada da mesma pesquisa divulgada em maio passado.

Diferente de outras pesquisa, a Vox Populi não fez simulações de cenários com a opinião do eleitor sem o nome de Lula.

Segundo a pesquisa, Lula venceria no primeiro turno pois a soma dos outros candidatos alcançaria apenas 29%

No segundo lugar, com praticamente um terço das intenções de votos de Lula, está o deputado Jair Bolsonaro (PSL), que se manteve com 12%; seguido por Ciro Gomes (PDT), que alcançou 5%. Marina Silva (Rede) caiu de 6% para 4%, empatando com Geraldo Alckmin (PSDB), que também registrou apenas 4%.

Leia Também

Manuela D’Ávila (PC do B) e Álvaro Dias (Podemos) têm cada um 1% das intenções de votos.

Os entrevistados que disseram que irão votar em outros candidatos atingiu 2%. O percentual dos que não vão votar em ninguém, brancos e nulos totalizou 18% e não sabem ou não responderam, 12%.

Metodologia

Esta pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral no dia 17/07/2018 e protocolada sob o número BR-02205/2018 e foram entrevistadas 2000 pessoas, em 121 municípios. A margem de erro é de 2,2 %, estimada em um intervalo de confiança de 95%.

Segundo a pesquisa, Lula foi o melhor presdiente que o país já teve. Em segundo aparece, Fernando Henrique Cardoso.

Acesse a íntegra da pesquisa aquí.


Leia mais sobre: / / Coluna Alta / Destaques

Recomendado Para Você